VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990 |
Resumo: | Resumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes. |
id |
FURG-2_5608dfd59d83b12788007b4560603c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8990 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes VisuaisEnsino de Artes VisuaisViagemMaterial lúdico/pedagógico.proposta lúdica de ensino de ArtesResumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/899010.14295/momento.v29i2.8990Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990/8329Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRutz, Mairin JordaneAzevedo, Cláudio Tarouco de2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8990Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
title |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
spellingShingle |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais Rutz, Mairin Jordane Ensino de Artes Visuais Viagem Material lúdico/pedagógico. proposta lúdica de ensino de Artes |
title_short |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
title_full |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
title_fullStr |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
title_sort |
VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais |
author |
Rutz, Mairin Jordane |
author_facet |
Rutz, Mairin Jordane Azevedo, Cláudio Tarouco de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Cláudio Tarouco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rutz, Mairin Jordane Azevedo, Cláudio Tarouco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Artes Visuais Viagem Material lúdico/pedagógico. proposta lúdica de ensino de Artes |
topic |
Ensino de Artes Visuais Viagem Material lúdico/pedagógico. proposta lúdica de ensino de Artes |
description |
Resumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990 10.14295/momento.v29i2.8990 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.8990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990/8329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250275082240 |