Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacometti-Rocha Berribili, Erika
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mill, Daniel, Monteiro, Maria Iolanda, Marchetti, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073
Resumo: No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.
id FURG-2_d836b1b5a2771a09f2e82a35f42a10b4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7073
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aulaCultura digital. Sala de aula. Docência.Docência na cultura digitalNo cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/707310.14295/momento.v28i1.7073Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 294-311Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 294-3112316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073/5795Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacometti-Rocha Berribili, ErikaMill, DanielMonteiro, Maria IolandaMarchetti, Rafaela2019-04-26T16:00:00Zoai:periodicos.furg.br:article/7073Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
title Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
spellingShingle Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
Giacometti-Rocha Berribili, Erika
Cultura digital. Sala de aula. Docência.
Docência na cultura digital
title_short Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
title_full Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
title_fullStr Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
title_full_unstemmed Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
title_sort Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
author Giacometti-Rocha Berribili, Erika
author_facet Giacometti-Rocha Berribili, Erika
Mill, Daniel
Monteiro, Maria Iolanda
Marchetti, Rafaela
author_role author
author2 Mill, Daniel
Monteiro, Maria Iolanda
Marchetti, Rafaela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacometti-Rocha Berribili, Erika
Mill, Daniel
Monteiro, Maria Iolanda
Marchetti, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital. Sala de aula. Docência.
Docência na cultura digital
topic Cultura digital. Sala de aula. Docência.
Docência na cultura digital
description No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073
10.14295/momento.v28i1.7073
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.7073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073/5795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 294-311
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 294-311
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249527447552