Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073 |
Resumo: | No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora. |
id |
FURG-2_d836b1b5a2771a09f2e82a35f42a10b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7073 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aulaCultura digital. Sala de aula. Docência.Docência na cultura digitalNo cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/707310.14295/momento.v28i1.7073Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 294-311Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 294-3112316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073/5795Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacometti-Rocha Berribili, ErikaMill, DanielMonteiro, Maria IolandaMarchetti, Rafaela2019-04-26T16:00:00Zoai:periodicos.furg.br:article/7073Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
title |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
spellingShingle |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula Giacometti-Rocha Berribili, Erika Cultura digital. Sala de aula. Docência. Docência na cultura digital |
title_short |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
title_full |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
title_fullStr |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
title_full_unstemmed |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
title_sort |
Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula |
author |
Giacometti-Rocha Berribili, Erika |
author_facet |
Giacometti-Rocha Berribili, Erika Mill, Daniel Monteiro, Maria Iolanda Marchetti, Rafaela |
author_role |
author |
author2 |
Mill, Daniel Monteiro, Maria Iolanda Marchetti, Rafaela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacometti-Rocha Berribili, Erika Mill, Daniel Monteiro, Maria Iolanda Marchetti, Rafaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital. Sala de aula. Docência. Docência na cultura digital |
topic |
Cultura digital. Sala de aula. Docência. Docência na cultura digital |
description |
No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073 10.14295/momento.v28i1.7073 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.7073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7073/5795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 294-311 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 294-311 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249527447552 |