O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547 |
Resumo: | COSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
id |
UFC-7_aaadbd01ca60f276806911045df13dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26547 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigenteDocênciaEnsinoTecnologia DigitalCOSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações relevantes sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que foram adquiridas por meio de uma experiência desenvolvida no Curso de Extensão Tecnodocência 2016.1, que ocorreu nas quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na Seara da Ciência - Campus do Pici. Em geral temos que a tecnologia digital se tornou um fator importante na sociedade. Portanto a escola, sendo uma instituição social, deve se adequar a esse fator. A experiência consistiu na realização de uma aula na qual, com o auxílio do software “Intro à Frações”, solucionamos uma questão de matemática e suas tecnologias do ENEM 2011 e abordamos o conteúdo de frações. Na primeira fase da experiência, a questão foi apresentada e o enunciado foi estudado de maneira que fosse possível identificar o que era pedido e que assunto prévio seria necessário para a resolução da questão. A segunda fase deu-se por parte da apresentação rápida, de maneira expositiva, do software que seria utilizado. Foi possível notar um acréscimo de interesse da turma nesse ponto, apesar dos alunos não terem manuseado o programa. Na terceira fase, o conteúdo foi abordado por meio do “Intro à Frações” mas de maneira instrucionista, o que distanciou a turma do estado de fluxo. Na quarta fase, por fim, utilizamos o programa para solucionar a questão com o intuito de obter uma compreensão melhor dos cálculos, o que não ocorreu devido a metodologia utilizada. Com essa experiência, foi possível notar como a turma ainda permaneceu desmotivada e com dificuldade em entender o conteúdo, mesmo com o uso da TDIC, pois, apesar da utilização do software, o ensino expositivo ainda permaneceu. Para melhores resultados, seria necessário que a TDIC fosse utilizada junto a uma proposta construcionista, de maneira que os alunos utilizassem o software como uma ferramenta de construção do saber, para resolução da questão e que o conteúdo fosse trabalhado de maneira menos enciclopédica.2017-10-10T12:10:19Z2017-10-10T12:10:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547Costa, Leonardo Henrique TorresGadelha, Fabrício MendesPortela, Aliny da SilvaLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26547Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:59.362392Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
title |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
spellingShingle |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente Costa, Leonardo Henrique Torres Docência Ensino Tecnologia Digital |
title_short |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
title_full |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
title_fullStr |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
title_full_unstemmed |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
title_sort |
O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
author |
Costa, Leonardo Henrique Torres |
author_facet |
Costa, Leonardo Henrique Torres Gadelha, Fabrício Mendes Portela, Aliny da Silva Lima, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Gadelha, Fabrício Mendes Portela, Aliny da Silva Lima, Luciana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leonardo Henrique Torres Gadelha, Fabrício Mendes Portela, Aliny da Silva Lima, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensino Tecnologia Digital |
topic |
Docência Ensino Tecnologia Digital |
description |
COSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-10T12:10:19Z 2017-10-10T12:10:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547 |
identifier_str_mv |
COSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028773681954816 |