O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leonardo Henrique Torres
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gadelha, Fabrício Mendes, Portela, Aliny da Silva, Lima, Luciana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547
Resumo: COSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
id UFC-7_aaadbd01ca60f276806911045df13dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26547
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigenteDocênciaEnsinoTecnologia DigitalCOSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações relevantes sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que foram adquiridas por meio de uma experiência desenvolvida no Curso de Extensão Tecnodocência 2016.1, que ocorreu nas quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na Seara da Ciência - Campus do Pici. Em geral temos que a tecnologia digital se tornou um fator importante na sociedade. Portanto a escola, sendo uma instituição social, deve se adequar a esse fator. A experiência consistiu na realização de uma aula na qual, com o auxílio do software “Intro à Frações”, solucionamos uma questão de matemática e suas tecnologias do ENEM 2011 e abordamos o conteúdo de frações. Na primeira fase da experiência, a questão foi apresentada e o enunciado foi estudado de maneira que fosse possível identificar o que era pedido e que assunto prévio seria necessário para a resolução da questão. A segunda fase deu-se por parte da apresentação rápida, de maneira expositiva, do software que seria utilizado. Foi possível notar um acréscimo de interesse da turma nesse ponto, apesar dos alunos não terem manuseado o programa. Na terceira fase, o conteúdo foi abordado por meio do “Intro à Frações” mas de maneira instrucionista, o que distanciou a turma do estado de fluxo. Na quarta fase, por fim, utilizamos o programa para solucionar a questão com o intuito de obter uma compreensão melhor dos cálculos, o que não ocorreu devido a metodologia utilizada. Com essa experiência, foi possível notar como a turma ainda permaneceu desmotivada e com dificuldade em entender o conteúdo, mesmo com o uso da TDIC, pois, apesar da utilização do software, o ensino expositivo ainda permaneceu. Para melhores resultados, seria necessário que a TDIC fosse utilizada junto a uma proposta construcionista, de maneira que os alunos utilizassem o software como uma ferramenta de construção do saber, para resolução da questão e que o conteúdo fosse trabalhado de maneira menos enciclopédica.2017-10-10T12:10:19Z2017-10-10T12:10:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547Costa, Leonardo Henrique TorresGadelha, Fabrício MendesPortela, Aliny da SilvaLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26547Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:59.362392Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
title O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
spellingShingle O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
Costa, Leonardo Henrique Torres
Docência
Ensino
Tecnologia Digital
title_short O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
title_full O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
title_fullStr O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
title_full_unstemmed O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
title_sort O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente
author Costa, Leonardo Henrique Torres
author_facet Costa, Leonardo Henrique Torres
Gadelha, Fabrício Mendes
Portela, Aliny da Silva
Lima, Luciana
author_role author
author2 Gadelha, Fabrício Mendes
Portela, Aliny da Silva
Lima, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leonardo Henrique Torres
Gadelha, Fabrício Mendes
Portela, Aliny da Silva
Lima, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensino
Tecnologia Digital
topic Docência
Ensino
Tecnologia Digital
description COSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-10T12:10:19Z
2017-10-10T12:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547
identifier_str_mv COSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028773681954816