A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Denise Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Menezes, Eliana Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583
Resumo: O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal.
id FURG-2_df24f5d9ddd860182fd483b7760778c7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9583
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberaisInclusão. Normalidade. Neoliberalismo.Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar.O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/958310.14295/momento.v29i1.9583Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-105Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-1052316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583/7602Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Denise Ferreirade Menezes, Eliana Pereira2021-07-22T03:47:01Zoai:periodicos.furg.br:article/9583Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
title A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
spellingShingle A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
da Rosa, Denise Ferreira
Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo.
Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar.
title_short A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
title_full A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
title_fullStr A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
title_full_unstemmed A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
title_sort A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
author da Rosa, Denise Ferreira
author_facet da Rosa, Denise Ferreira
de Menezes, Eliana Pereira
author_role author
author2 de Menezes, Eliana Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Denise Ferreira
de Menezes, Eliana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo.
Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar.
topic Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo.
Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar.
description O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583
10.14295/momento.v29i1.9583
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i1.9583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583/7602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-105
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-105
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250336948224