A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614 |
Resumo: | Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes mediante o contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola Sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra de Louis Lewry, O Doador de Memórias (The Giver, 1993). A pesquisa constitui‐se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos. |
id |
FURG-5_0e370d6a83ef4d6a283a7c4591a3290f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/13614 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016.Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes mediante o contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola Sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra de Louis Lewry, O Doador de Memórias (The Giver, 1993). A pesquisa constitui‐se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos.Lepidus2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1361410.14295/de.v9i2.13614Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 317 - 3442358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614/9321Machado Quaresma, José WilkerBarreto Lima, Rafael da Silva Ferreira, Gerlane info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T15:55:43Zoai:periodicos.furg.br:article/13614Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-01-28T15:55:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
title |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
spellingShingle |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. Machado Quaresma, José Wilker |
title_short |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
title_full |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
title_fullStr |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
title_full_unstemmed |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
title_sort |
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016. |
author |
Machado Quaresma, José Wilker |
author_facet |
Machado Quaresma, José Wilker Barreto Lima, Rafael da Silva Ferreira, Gerlane |
author_role |
author |
author2 |
Barreto Lima, Rafael da Silva Ferreira, Gerlane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Quaresma, José Wilker Barreto Lima, Rafael da Silva Ferreira, Gerlane |
description |
Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes mediante o contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola Sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra de Louis Lewry, O Doador de Memórias (The Giver, 1993). A pesquisa constitui‐se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614 10.14295/de.v9i2.13614 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i2.13614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614/9321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 317 - 344 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979740803072 |