Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marilene Guedes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schröeder, Christine da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.
id FURG-8_7e6e0277a5b3a8bb6e5c57d034f2e329
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4030
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative techniciansendomarketinguniversidade comunitáriapercepçõesO estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 17 n. 2 (2013); 77-862236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030/2839Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Marilene GuedesSchröeder, Christine da Silva2014-07-16T02:49:02Zoai:periodicos.furg.br:article/4030Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2014-07-16T02:49:02Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
title Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
spellingShingle Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
Dias, Marilene Guedes
endomarketing
universidade comunitária
percepções
title_short Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
title_full Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
title_fullStr Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
title_full_unstemmed Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
title_sort Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
author Dias, Marilene Guedes
author_facet Dias, Marilene Guedes
Schröeder, Christine da Silva
author_role author
author2 Schröeder, Christine da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marilene Guedes
Schröeder, Christine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv endomarketing
universidade comunitária
percepções
topic endomarketing
universidade comunitária
percepções
description O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030/2839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 17 n. 2 (2013); 77-86
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740301991936