Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925 |
Resumo: | O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância. |
id |
FURG-8_8e459cd340cd87021bec0303348130e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3925 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileiraEducação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional.O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 1 (2012); 43-522236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925/2346Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchröeder, Christine da SilvaKlering, Luis Roque2013-12-12T10:45:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3925Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2013-12-12T10:45:35Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
spellingShingle |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira Schröeder, Christine da Silva Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional. |
title_short |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_full |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_fullStr |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_full_unstemmed |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
title_sort |
Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira |
author |
Schröeder, Christine da Silva |
author_facet |
Schröeder, Christine da Silva Klering, Luis Roque |
author_role |
author |
author2 |
Klering, Luis Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schröeder, Christine da Silva Klering, Luis Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional. |
topic |
Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional. |
description |
O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925/2346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 1 (2012); 43-52 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740298846208 |