VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Rosângela Sarmento, Zuchini, Vinicius Dantino, Renzo, Gabriel, Souza, João Vitor Murari de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594
Resumo: Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.
id FURG-8_9a257af8b4379c613c344694f1cdf6d3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4594
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBAEstratégia. Cluster. Varejo.Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 19 n. 1 (2015); 9-202236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/3471https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/8017Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaspar, Marcos AntonioSilva, Rosângela SarmentoZuchini, Vinicius DantinoRenzo, GabrielSouza, João Vitor Murari de2016-01-26T23:10:03Zoai:periodicos.furg.br:article/4594Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2016-01-26T23:10:03Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
title VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
spellingShingle VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
Gaspar, Marcos Antonio
Estratégia. Cluster. Varejo.
title_short VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
title_full VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
title_fullStr VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
title_full_unstemmed VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
title_sort VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
author Gaspar, Marcos Antonio
author_facet Gaspar, Marcos Antonio
Silva, Rosângela Sarmento
Zuchini, Vinicius Dantino
Renzo, Gabriel
Souza, João Vitor Murari de
author_role author
author2 Silva, Rosângela Sarmento
Zuchini, Vinicius Dantino
Renzo, Gabriel
Souza, João Vitor Murari de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Marcos Antonio
Silva, Rosângela Sarmento
Zuchini, Vinicius Dantino
Renzo, Gabriel
Souza, João Vitor Murari de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia. Cluster. Varejo.
topic Estratégia. Cluster. Varejo.
description Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/3471
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/8017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 19 n. 1 (2015); 9-20
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041739325767680