A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3947 |
Resumo: | O presente artigo relata um estudo de abordagem qualitativa caraterizado como pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvido em 2013 com o objetivo de identificar e analisar as orientações acerca da Educação Ambiental oferecidas aos professores de biologia pelo currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Tal objetivo buscou responder a seguinte pergunta: que tendência de Educação Ambiental o currículo oficial da SEE/SP promove por meio do ensino de biologia? Como instrumento de coleta de dados/informações, o estudo recorreu às últimas publicações dos documentos que compõem tal currículo e que se encontram diretamente nas mãos dos professores em sala de aula. Os resultados alcançados revelaram que a Educação Ambiental apresentada nesses documentos possui significativa tendência à concepção conservadora e pragmática de Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_0d9310b66618090bf1507c86def03985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3947 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São PauloEducação AmbientalCurrículoEnsino Formal.O presente artigo relata um estudo de abordagem qualitativa caraterizado como pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvido em 2013 com o objetivo de identificar e analisar as orientações acerca da Educação Ambiental oferecidas aos professores de biologia pelo currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Tal objetivo buscou responder a seguinte pergunta: que tendência de Educação Ambiental o currículo oficial da SEE/SP promove por meio do ensino de biologia? Como instrumento de coleta de dados/informações, o estudo recorreu às últimas publicações dos documentos que compõem tal currículo e que se encontram diretamente nas mãos dos professores em sala de aula. Os resultados alcançados revelaram que a Educação Ambiental apresentada nesses documentos possui significativa tendência à concepção conservadora e pragmática de Educação Ambiental.Lepidus2014-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/394710.14295/remea.v30i2.3947REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 107 - 1261517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3947/2468Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Reginaldo dosFrenedozo, Rita de Cássia2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3947Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
title |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
spellingShingle |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo Santos, Reginaldo dos Educação Ambiental Currículo Ensino Formal. |
title_short |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
title_full |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
title_fullStr |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
title_sort |
A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo |
author |
Santos, Reginaldo dos |
author_facet |
Santos, Reginaldo dos Frenedozo, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Frenedozo, Rita de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Reginaldo dos Frenedozo, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Currículo Ensino Formal. |
topic |
Educação Ambiental Currículo Ensino Formal. |
description |
O presente artigo relata um estudo de abordagem qualitativa caraterizado como pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvido em 2013 com o objetivo de identificar e analisar as orientações acerca da Educação Ambiental oferecidas aos professores de biologia pelo currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Tal objetivo buscou responder a seguinte pergunta: que tendência de Educação Ambiental o currículo oficial da SEE/SP promove por meio do ensino de biologia? Como instrumento de coleta de dados/informações, o estudo recorreu às últimas publicações dos documentos que compõem tal currículo e que se encontram diretamente nas mãos dos professores em sala de aula. Os resultados alcançados revelaram que a Educação Ambiental apresentada nesses documentos possui significativa tendência à concepção conservadora e pragmática de Educação Ambiental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3947 10.14295/remea.v30i2.3947 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3947 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3947/2468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 107 - 126 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783972036608 |