Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532 |
Resumo: | O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica. |
id |
FURG-9_1faa5bf79eb4a79cc0ff0b9bba85d2a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3532 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascentepercepção ambientaleducação ambientalsensibilizaçãoO estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/353210.14295/remea.v30i1.3532REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 23-371517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532/2216Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Everton Mario deSantos, Walquiria Menna BrusamolinMorais, Josmaria Lopes deBassetti, Fátima de JesusBergamasco, Rosangela2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3532Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
title |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
spellingShingle |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente Oliveira, Everton Mario de percepção ambiental educação ambiental sensibilização |
title_short |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
title_full |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
title_fullStr |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
title_sort |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente |
author |
Oliveira, Everton Mario de |
author_facet |
Oliveira, Everton Mario de Santos, Walquiria Menna Brusamolin Morais, Josmaria Lopes de Bassetti, Fátima de Jesus Bergamasco, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Walquiria Menna Brusamolin Morais, Josmaria Lopes de Bassetti, Fátima de Jesus Bergamasco, Rosangela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Everton Mario de Santos, Walquiria Menna Brusamolin Morais, Josmaria Lopes de Bassetti, Fátima de Jesus Bergamasco, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção ambiental educação ambiental sensibilização |
topic |
percepção ambiental educação ambiental sensibilização |
description |
O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532 10.14295/remea.v30i1.3532 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i1.3532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3532/2216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 23-37 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783485497344 |