O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lorenna Silva Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Echeverría, Agustina Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019
Resumo: O presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores.
id FURG-9_82b6d93acb0042ba6a4f83d2246cc996
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9019
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professoresconsumoconsumismohabitusformação de professoresO presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionreflexões teóricas e estudo empíricoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/901910.14295/remea.v36i2.9019REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 168-1891517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019/5917Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Lorenna Silva OliveiraEcheverría, Agustina Rosa2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9019Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
title O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
spellingShingle O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
Costa, Lorenna Silva Oliveira
consumo
consumismo
habitus
formação de professores
title_short O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
title_full O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
title_fullStr O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
title_full_unstemmed O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
title_sort O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
author Costa, Lorenna Silva Oliveira
author_facet Costa, Lorenna Silva Oliveira
Echeverría, Agustina Rosa
author_role author
author2 Echeverría, Agustina Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lorenna Silva Oliveira
Echeverría, Agustina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv consumo
consumismo
habitus
formação de professores
topic consumo
consumismo
habitus
formação de professores
description O presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
reflexões teóricas e estudo empírico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019
10.14295/remea.v36i2.9019
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.9019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019/5917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 168-189
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786810531840