O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019 |
Resumo: | O presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores. |
id |
FURG-9_82b6d93acb0042ba6a4f83d2246cc996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9019 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professoresconsumoconsumismohabitusformação de professoresO presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionreflexões teóricas e estudo empíricoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/901910.14295/remea.v36i2.9019REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 168-1891517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019/5917Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Lorenna Silva OliveiraEcheverría, Agustina Rosa2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9019Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
title |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
spellingShingle |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores Costa, Lorenna Silva Oliveira consumo consumismo habitus formação de professores |
title_short |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
title_full |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
title_fullStr |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
title_full_unstemmed |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
title_sort |
O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores |
author |
Costa, Lorenna Silva Oliveira |
author_facet |
Costa, Lorenna Silva Oliveira Echeverría, Agustina Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Echeverría, Agustina Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Lorenna Silva Oliveira Echeverría, Agustina Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo consumismo habitus formação de professores |
topic |
consumo consumismo habitus formação de professores |
description |
O presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion reflexões teóricas e estudo empírico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019 10.14295/remea.v36i2.9019 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.9019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9019/5917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 168-189 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786810531840 |