A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentin, Leirí
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630
Resumo: Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação.
id FURG-9_8a743fd3a8faa1fadcd27210f5b9f873
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4630
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambientalEducação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica.Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/463010.14295/remea.v31i2.4630REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 58-721517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630/3080Valentin, Leiríinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4630Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
title A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
spellingShingle A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
Valentin, Leirí
Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica.
title_short A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
title_full A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
title_fullStr A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
title_full_unstemmed A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
title_sort A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
author Valentin, Leirí
author_facet Valentin, Leirí
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentin, Leirí
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica.
topic Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica.
description Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630
10.14295/remea.v31i2.4630
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630/3080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 58-72
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784486887424