A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630 |
Resumo: | Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação. |
id |
FURG-9_8a743fd3a8faa1fadcd27210f5b9f873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4630 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambientalEducação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica.Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/463010.14295/remea.v31i2.4630REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 58-721517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630/3080Valentin, Leiríinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4630Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
title |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
spellingShingle |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental Valentin, Leirí Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica. |
title_short |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
title_full |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
title_fullStr |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
title_sort |
A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental |
author |
Valentin, Leirí |
author_facet |
Valentin, Leirí |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentin, Leirí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica. |
topic |
Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica. |
description |
Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630 10.14295/remea.v31i2.4630 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i2.4630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4630/3080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 58-72 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784486887424 |