Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Nilson Duarte
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Jefferson Marçal da, Hammes, Lúcio Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707
Resumo: Este artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa.
id FURG-9_90e9eb2bb4697838998e3e5de03f835f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5707
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educationalEducação ambiental transformadoraepistemologiaações educativasEste artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/570710.14295/remea.v33i2.5707REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 268-2851517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707/3898Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Nilson DuarteRocha, Jefferson Marçal daHammes, Lúcio Jorge2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5707Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
title Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
spellingShingle Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
Rocha, Nilson Duarte
Educação ambiental transformadora
epistemologia
ações educativas
title_short Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
title_full Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
title_fullStr Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
title_full_unstemmed Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
title_sort Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
author Rocha, Nilson Duarte
author_facet Rocha, Nilson Duarte
Rocha, Jefferson Marçal da
Hammes, Lúcio Jorge
author_role author
author2 Rocha, Jefferson Marçal da
Hammes, Lúcio Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Nilson Duarte
Rocha, Jefferson Marçal da
Hammes, Lúcio Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental transformadora
epistemologia
ações educativas
topic Educação ambiental transformadora
epistemologia
ações educativas
description Este artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707
10.14295/remea.v33i2.5707
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707/3898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 268-285
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785434800128