Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707 |
Resumo: | Este artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa. |
id |
FURG-9_90e9eb2bb4697838998e3e5de03f835f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5707 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educationalEducação ambiental transformadoraepistemologiaações educativasEste artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/570710.14295/remea.v33i2.5707REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 268-2851517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707/3898Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Nilson DuarteRocha, Jefferson Marçal daHammes, Lúcio Jorge2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5707Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
title |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
spellingShingle |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational Rocha, Nilson Duarte Educação ambiental transformadora epistemologia ações educativas |
title_short |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
title_full |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
title_fullStr |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
title_sort |
Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativaEnvironmental education for transformation: epistemology and practice educational |
author |
Rocha, Nilson Duarte |
author_facet |
Rocha, Nilson Duarte Rocha, Jefferson Marçal da Hammes, Lúcio Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Jefferson Marçal da Hammes, Lúcio Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Nilson Duarte Rocha, Jefferson Marçal da Hammes, Lúcio Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental transformadora epistemologia ações educativas |
topic |
Educação ambiental transformadora epistemologia ações educativas |
description |
Este artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707 10.14295/remea.v33i2.5707 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5707/3898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 268-285 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785434800128 |