Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358 |
Resumo: | A partir da visita a uma exposição do artista moderno Henri Matisse, o artigo percorre a comunicação trocada em uma rede social entre um professor e uma graduada em Pedagogia, para dar um sentido político e estético a três imagens encontradas em um banheiro feminino de uma escola pública da Baixada Fluminense/RJ. Paulo Freire e Etienne Samain são utilizados, respectivamente, como referência para uma concepção estética da educação e uma compreensão das imagens como objetos pensantes, o que nos permite admitir, no caso estudado, a pichação escolar como criação e emergência do gênero para uma nova vista da vida nas escolas e outro reconhecimento dos educados, como também artistas e políticos que interpelam o seu tempo. |
id |
FURG-9_9ea5db464d77262b274c2338645bdbf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11358 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolarImagenscotidiano escolargêneroA partir da visita a uma exposição do artista moderno Henri Matisse, o artigo percorre a comunicação trocada em uma rede social entre um professor e uma graduada em Pedagogia, para dar um sentido político e estético a três imagens encontradas em um banheiro feminino de uma escola pública da Baixada Fluminense/RJ. Paulo Freire e Etienne Samain são utilizados, respectivamente, como referência para uma concepção estética da educação e uma compreensão das imagens como objetos pensantes, o que nos permite admitir, no caso estudado, a pichação escolar como criação e emergência do gênero para uma nova vista da vida nas escolas e outro reconhecimento dos educados, como também artistas e políticos que interpelam o seu tempo.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1135810.14295/remea.v0i0.11358REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 190-2041517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358/7497Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerino, Aristóteles de PaulaViana, Yasmin do Nascimento2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11358Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
title |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
spellingShingle |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar Berino, Aristóteles de Paula Imagens cotidiano escolar gênero |
title_short |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
title_full |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
title_fullStr |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
title_sort |
Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar |
author |
Berino, Aristóteles de Paula |
author_facet |
Berino, Aristóteles de Paula Viana, Yasmin do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Yasmin do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berino, Aristóteles de Paula Viana, Yasmin do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens cotidiano escolar gênero |
topic |
Imagens cotidiano escolar gênero |
description |
A partir da visita a uma exposição do artista moderno Henri Matisse, o artigo percorre a comunicação trocada em uma rede social entre um professor e uma graduada em Pedagogia, para dar um sentido político e estético a três imagens encontradas em um banheiro feminino de uma escola pública da Baixada Fluminense/RJ. Paulo Freire e Etienne Samain são utilizados, respectivamente, como referência para uma concepção estética da educação e uma compreensão das imagens como objetos pensantes, o que nos permite admitir, no caso estudado, a pichação escolar como criação e emergência do gênero para uma nova vista da vida nas escolas e outro reconhecimento dos educados, como também artistas e políticos que interpelam o seu tempo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358 10.14295/remea.v0i0.11358 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.11358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358/7497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 190-204 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787415560192 |