Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berino, Aristóteles de Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Yasmin do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358
Resumo: A partir da visita a uma exposição do artista moderno Henri Matisse, o artigo percorre a comunicação trocada em uma rede social entre um professor e uma graduada em Pedagogia, para dar um sentido político e estético a três imagens encontradas em um banheiro feminino de uma escola pública da Baixada Fluminense/RJ. Paulo Freire e Etienne Samain são utilizados, respectivamente, como referência para uma concepção estética da educação e uma compreensão das imagens como objetos pensantes, o que nos permite admitir, no caso estudado, a pichação escolar como criação e emergência do gênero para uma nova vista da vida nas escolas e outro reconhecimento dos educados, como também artistas e políticos que interpelam o seu tempo.
id FURG-9_9ea5db464d77262b274c2338645bdbf8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11358
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolarImagenscotidiano escolargêneroA partir da visita a uma exposição do artista moderno Henri Matisse, o artigo percorre a comunicação trocada em uma rede social entre um professor e uma graduada em Pedagogia, para dar um sentido político e estético a três imagens encontradas em um banheiro feminino de uma escola pública da Baixada Fluminense/RJ. Paulo Freire e Etienne Samain são utilizados, respectivamente, como referência para uma concepção estética da educação e uma compreensão das imagens como objetos pensantes, o que nos permite admitir, no caso estudado, a pichação escolar como criação e emergência do gênero para uma nova vista da vida nas escolas e outro reconhecimento dos educados, como também artistas e políticos que interpelam o seu tempo.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1135810.14295/remea.v0i0.11358REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 190-2041517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358/7497Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerino, Aristóteles de PaulaViana, Yasmin do Nascimento2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11358Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
title Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
spellingShingle Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
Berino, Aristóteles de Paula
Imagens
cotidiano escolar
gênero
title_short Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
title_full Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
title_fullStr Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
title_full_unstemmed Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
title_sort Matisse agora é uma menina e mora em Nova Iguaçu: Imagens que pensam o cotidiano escolar
author Berino, Aristóteles de Paula
author_facet Berino, Aristóteles de Paula
Viana, Yasmin do Nascimento
author_role author
author2 Viana, Yasmin do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berino, Aristóteles de Paula
Viana, Yasmin do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
cotidiano escolar
gênero
topic Imagens
cotidiano escolar
gênero
description A partir da visita a uma exposição do artista moderno Henri Matisse, o artigo percorre a comunicação trocada em uma rede social entre um professor e uma graduada em Pedagogia, para dar um sentido político e estético a três imagens encontradas em um banheiro feminino de uma escola pública da Baixada Fluminense/RJ. Paulo Freire e Etienne Samain são utilizados, respectivamente, como referência para uma concepção estética da educação e uma compreensão das imagens como objetos pensantes, o que nos permite admitir, no caso estudado, a pichação escolar como criação e emergência do gênero para uma nova vista da vida nas escolas e outro reconhecimento dos educados, como também artistas e políticos que interpelam o seu tempo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358
10.14295/remea.v0i0.11358
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.11358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11358/7497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 190-204
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787415560192