Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Milena dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Baldin, Nelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391
Resumo: Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação.
id FURG-9_e7c062ae2eb5778ef36207b55fbc3490
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5391
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basinEducação AmbientalPercepção AmbientalBacia Hidrográfica.Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/539110.14295/remea.v33i1.5391REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 152-1701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391/3601Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Milena dos SantosBaldin, Nelma2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5391Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
title Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
spellingShingle Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
Silveira, Milena dos Santos
Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Bacia Hidrográfica.
title_short Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
title_full Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
title_fullStr Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
title_full_unstemmed Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
title_sort Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
author Silveira, Milena dos Santos
author_facet Silveira, Milena dos Santos
Baldin, Nelma
author_role author
author2 Baldin, Nelma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Milena dos Santos
Baldin, Nelma
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Bacia Hidrográfica.
topic Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Bacia Hidrográfica.
description Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391
10.14295/remea.v33i1.5391
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i1.5391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391/3601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 152-170
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784993349632