Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391 |
Resumo: | Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação. |
id |
FURG-9_e7c062ae2eb5778ef36207b55fbc3490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5391 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basinEducação AmbientalPercepção AmbientalBacia Hidrográfica.Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/539110.14295/remea.v33i1.5391REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 152-1701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391/3601Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Milena dos SantosBaldin, Nelma2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5391Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
title |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
spellingShingle |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin Silveira, Milena dos Santos Educação Ambiental Percepção Ambiental Bacia Hidrográfica. |
title_short |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
title_full |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
title_fullStr |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
title_full_unstemmed |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
title_sort |
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográficaConceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin |
author |
Silveira, Milena dos Santos |
author_facet |
Silveira, Milena dos Santos Baldin, Nelma |
author_role |
author |
author2 |
Baldin, Nelma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Milena dos Santos Baldin, Nelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Percepção Ambiental Bacia Hidrográfica. |
topic |
Educação Ambiental Percepção Ambiental Bacia Hidrográfica. |
description |
Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391 10.14295/remea.v33i1.5391 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i1.5391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5391/3601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 152-170 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784993349632 |