Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Vânia Marli Schubert
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lino, Mônica Motta, Prado, Marta Lenise do, Reibnitz, Kenia Schimidt, Canaver, Bruna Pedroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4245
Resumo: Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.
id FURG_7b659f9625a8414a64c760780f411b24
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4245
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúdeCompetences of nurses acting as educators of healthCapacidad de los enfermeros en su desempeño como educadores en saludEnfermagemEducação contínua/permanenteEstudos de avaliaçãoEducação à distânciaEducação em saúdeNursingPermanent educationEvaluation studiesDistance educationHealth educationEnfermeríaEducación permanenteEstudios de evaluaciónEducación a distanciaEducación en saludPesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.This is an evaluative study, with qualitative analysis, which has as an objective in evaluate the impact of the specialization in Assistant Projects of Nursing – ESPENSUL created in the working process of specialist nurses, in what relates to the competence of acting as an educator of health together as a team, clients and families in carrying out their functions. This course was develop in five Federal Institutions: UFSC, UFPR, UFSM, UFPL e FURG. An example of a propose selection shows that 10% of the total specialist, understand 32 people. The reference in health education as a process of dialogue, inclusive and problematical, stimulant the nurses of the changes in the educational process of their daily practice and, henceforth not only intentionally of the course and its professors, but, the compromise of all in this process of change.El presente estudio trata de una investigación realizada a partir del análisis cualitativo, la cual tuvo como objetivo evaluar el impacto generado por el Curso de Especialización en Proyectos Asistenciales en Enfermería – ESPENSUL, en el proceso de trabajo de los enfermeros egresados, en lo que se refiere a su capacidad para desempeñarse en el desarrollo de sus funciones como educadores en salud junto al equipo de trabajo y familiares. El Curso fue realizado en cinco Instituciones Federales: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel y FURG. La muestra estratificada de propósito, consideró el 10 por ciento del total de los egresados, siendo formada por 32 sujetos. El referencial de la educación en salud como proceso dialógico, inclusivo y problemático, produjo cambios en los enfermeros en el proceso educacional de su práctica diaria, incluyendo no sólo la intencionalidad del Curso y de sus profesores, sino también, el compromiso de todos los participantes en ese proceso de cambio.2013-11-25T19:05:27Z2013-11-25T19:05:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013.0034-7167http://repositorio.furg.br/handle/1/4245porBackes, Vânia Marli SchubertLino, Mônica MottaPrado, Marta Lenise doReibnitz, Kenia SchimidtCanaver, Bruna Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-11-25T19:05:27Zoai:repositorio.furg.br:1/4245Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-11-25T19:05:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
Competences of nurses acting as educators of health
Capacidad de los enfermeros en su desempeño como educadores en salud
title Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
spellingShingle Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
Backes, Vânia Marli Schubert
Enfermagem
Educação contínua/permanente
Estudos de avaliação
Educação à distância
Educação em saúde
Nursing
Permanent education
Evaluation studies
Distance education
Health education
Enfermería
Educación permanente
Estudios de evaluación
Educación a distancia
Educación en salud
title_short Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
title_full Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
title_fullStr Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
title_full_unstemmed Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
title_sort Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
author Backes, Vânia Marli Schubert
author_facet Backes, Vânia Marli Schubert
Lino, Mônica Motta
Prado, Marta Lenise do
Reibnitz, Kenia Schimidt
Canaver, Bruna Pedroso
author_role author
author2 Lino, Mônica Motta
Prado, Marta Lenise do
Reibnitz, Kenia Schimidt
Canaver, Bruna Pedroso
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Vânia Marli Schubert
Lino, Mônica Motta
Prado, Marta Lenise do
Reibnitz, Kenia Schimidt
Canaver, Bruna Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação contínua/permanente
Estudos de avaliação
Educação à distância
Educação em saúde
Nursing
Permanent education
Evaluation studies
Distance education
Health education
Enfermería
Educación permanente
Estudios de evaluación
Educación a distancia
Educación en salud
topic Enfermagem
Educação contínua/permanente
Estudos de avaliação
Educação à distância
Educação em saúde
Nursing
Permanent education
Evaluation studies
Distance education
Health education
Enfermería
Educación permanente
Estudios de evaluación
Educación a distancia
Educación en salud
description Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2013-11-25T19:05:27Z
2013-11-25T19:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013.
0034-7167
http://repositorio.furg.br/handle/1/4245
identifier_str_mv BACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013.
0034-7167
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384387772219392