Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4245 |
Resumo: | Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança. |
id |
FURG_7b659f9625a8414a64c760780f411b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4245 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúdeCompetences of nurses acting as educators of healthCapacidad de los enfermeros en su desempeño como educadores en saludEnfermagemEducação contínua/permanenteEstudos de avaliaçãoEducação à distânciaEducação em saúdeNursingPermanent educationEvaluation studiesDistance educationHealth educationEnfermeríaEducación permanenteEstudios de evaluaciónEducación a distanciaEducación en saludPesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.This is an evaluative study, with qualitative analysis, which has as an objective in evaluate the impact of the specialization in Assistant Projects of Nursing – ESPENSUL created in the working process of specialist nurses, in what relates to the competence of acting as an educator of health together as a team, clients and families in carrying out their functions. This course was develop in five Federal Institutions: UFSC, UFPR, UFSM, UFPL e FURG. An example of a propose selection shows that 10% of the total specialist, understand 32 people. The reference in health education as a process of dialogue, inclusive and problematical, stimulant the nurses of the changes in the educational process of their daily practice and, henceforth not only intentionally of the course and its professors, but, the compromise of all in this process of change.El presente estudio trata de una investigación realizada a partir del análisis cualitativo, la cual tuvo como objetivo evaluar el impacto generado por el Curso de Especialización en Proyectos Asistenciales en Enfermería – ESPENSUL, en el proceso de trabajo de los enfermeros egresados, en lo que se refiere a su capacidad para desempeñarse en el desarrollo de sus funciones como educadores en salud junto al equipo de trabajo y familiares. El Curso fue realizado en cinco Instituciones Federales: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel y FURG. La muestra estratificada de propósito, consideró el 10 por ciento del total de los egresados, siendo formada por 32 sujetos. El referencial de la educación en salud como proceso dialógico, inclusivo y problemático, produjo cambios en los enfermeros en el proceso educacional de su práctica diaria, incluyendo no sólo la intencionalidad del Curso y de sus profesores, sino también, el compromiso de todos los participantes en ese proceso de cambio.2013-11-25T19:05:27Z2013-11-25T19:05:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013.0034-7167http://repositorio.furg.br/handle/1/4245porBackes, Vânia Marli SchubertLino, Mônica MottaPrado, Marta Lenise doReibnitz, Kenia SchimidtCanaver, Bruna Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-11-25T19:05:27Zoai:repositorio.furg.br:1/4245Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-11-25T19:05:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde Competences of nurses acting as educators of health Capacidad de los enfermeros en su desempeño como educadores en salud |
title |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde |
spellingShingle |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde Backes, Vânia Marli Schubert Enfermagem Educação contínua/permanente Estudos de avaliação Educação à distância Educação em saúde Nursing Permanent education Evaluation studies Distance education Health education Enfermería Educación permanente Estudios de evaluación Educación a distancia Educación en salud |
title_short |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde |
title_full |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde |
title_fullStr |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde |
title_full_unstemmed |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde |
title_sort |
Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde |
author |
Backes, Vânia Marli Schubert |
author_facet |
Backes, Vânia Marli Schubert Lino, Mônica Motta Prado, Marta Lenise do Reibnitz, Kenia Schimidt Canaver, Bruna Pedroso |
author_role |
author |
author2 |
Lino, Mônica Motta Prado, Marta Lenise do Reibnitz, Kenia Schimidt Canaver, Bruna Pedroso |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Vânia Marli Schubert Lino, Mônica Motta Prado, Marta Lenise do Reibnitz, Kenia Schimidt Canaver, Bruna Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação contínua/permanente Estudos de avaliação Educação à distância Educação em saúde Nursing Permanent education Evaluation studies Distance education Health education Enfermería Educación permanente Estudios de evaluación Educación a distancia Educación en salud |
topic |
Enfermagem Educação contínua/permanente Estudos de avaliação Educação à distância Educação em saúde Nursing Permanent education Evaluation studies Distance education Health education Enfermería Educación permanente Estudios de evaluación Educación a distancia Educación en salud |
description |
Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2013-11-25T19:05:27Z 2013-11-25T19:05:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013. 0034-7167 http://repositorio.furg.br/handle/1/4245 |
identifier_str_mv |
BACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013. 0034-7167 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187254810574848 |