EXPERIENCIAS DE ENFERMEROS CON EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA VISIÓN SOBRE LAS DIMENSIONES INTERACCIÓN Y AUTONOMÍA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Ricardo Bezerra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gontijo, Tarcísio Laerte, Silva, Lídia Trindade de Castro, Esteves, Cristiano José da Silva, Diniz, Fabricia Almeida, Vasconcelos, Daniela Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44756
Resumo: Estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar as experiências de enfermeiros na modalidade a distância nas dimensões interação e autonomia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 13 enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior em Minas Gerais, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Utilizou-se da Análise de Conteúdo como técnica de análise. Verificou-se que a interação foi destacada por meio dos componentes diálogo e estrutura. O diálogo aconteceu, predominantemente, entre os próprios estudantes e na perspectiva da socialização e do aprendizado colaborativo. Quanto à estrutura, constatou-se a concepção de alta estruturação e o controle favorecidos pela maximização do aparato tecnológico. Na dimensão autonomia, o aprendizado se deu em rede e de forma colaborativa, potencializados pelas características: flexibilidade de horários/tempo/deslocamento, redução de custos e a decisão pela busca do aprimoramento. Conclui-se que a enfermagem tem encontrado na Educação a Distância possibilidades de avanços no conhecimento, entretanto a interação e autonomia necessitam serem maximizadas nestas experiências.
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spelling EXPERIENCIAS DE ENFERMEROS CON EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA VISIÓN SOBRE LAS DIMENSIONES INTERACCIÓN Y AUTONOMÍAEXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES INTERAÇÃO E AUTONOMIANURSES’ EXPERIENCE IN DISTANCE EDUCATION: AN OVERVIEW ON THE DIMENSIONS OF INTERACTION AND AUTONOMYSaúde; EnfermagemEducação a distância; Educação em enfermagem; Tecnologia da informação; Educação permanente.Distance Education; Education in nursing; Information technology; Permanent education.Educación a Distancia; Educación en Enfermería; Tecnología de la Información; Educación Continua.Estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar as experiências de enfermeiros na modalidade a distância nas dimensões interação e autonomia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 13 enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior em Minas Gerais, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Utilizou-se da Análise de Conteúdo como técnica de análise. Verificou-se que a interação foi destacada por meio dos componentes diálogo e estrutura. O diálogo aconteceu, predominantemente, entre os próprios estudantes e na perspectiva da socialização e do aprendizado colaborativo. Quanto à estrutura, constatou-se a concepção de alta estruturação e o controle favorecidos pela maximização do aparato tecnológico. Na dimensão autonomia, o aprendizado se deu em rede e de forma colaborativa, potencializados pelas características: flexibilidade de horários/tempo/deslocamento, redução de custos e a decisão pela busca do aprimoramento. Conclui-se que a enfermagem tem encontrado na Educação a Distância possibilidades de avanços no conhecimento, entretanto a interação e autonomia necessitam serem maximizadas nestas experiências.This was a case study with a qualitative approach that aimed to analyze nurses’ experience in the distance education modality focusing on the dimensions of interaction and autonomy. Semi-structured interviews were carried out with 13 nurses in a Higher Education Institution in Minas Gerais, from December 2014 to February 2015. Content Analysis was used as technique of analysis. It was found that interaction was made possible through the components of dialogue and structure. Dialogue took place mainly among students themselves and in the context of socialization and collaborative learning. Regarding structure, the study found the evidence of high structuring and control made possible by the maximization of the technological apparatus. In the dimension of autonomy learning took place through networking and in a collaborative way, enhanced by the following features: time/displacement flexibility; reduced costs; and the decision to search for improvement. This study found possibilities of advancing knowledge in Distance Education, though interaction and autonomy need to be maximized in these experiences.Estudio de caso, abordaje cualitativo, buscando analizar experiencias de enfermeros en aprendizaje a distancia respecto de dimensiones interacción y autonomía. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con 13 enfermeros de Institución de Enseñanza Superior de Minas Gerais, entre diciembre 2014 y febrero 2015. Se aplicó técnica de Análisis de Contenido. La interacción fue destacada por sus componentes diálogo y estructura. El diálogo se dio, fundamentalmente, entre los propios estudiantes, en perspectiva de socialización y aprendizaje colaborativo. Respecto a la estructura, se constató concepción de alta estructuración y de control, favorecidos por maximización del aparato tecnológico. En la dimensión autonomía, el aprendizaje se realizó en red, de manera colaborativa, potenciado por las características: flexibilidad de horarios/tiempo/desplazamiento, reducción de costos y decisión de búsqueda de mejoramiento. Se concluye en que la enfermería encuentra en la Educación a Distancia posibilidades de avances del conocimiento, en tanto interacción y autonomía sean maximizadas en la experiencia.Universidade Federal do ParanáCavalcante, Ricardo BezerraGontijo, Tarcísio LaerteSilva, Lídia Trindade de CastroEsteves, Cristiano José da SilvaDiniz, Fabricia AlmeidaVasconcelos, Daniela Dias2016-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso; pesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4475610.5380/ce.v21i2.44756Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44756/28165https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44756/28166https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44756/23146https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44756/23147https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44756/23148https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44756/23149https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44756/23728https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44756/24994Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:38:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/44756Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:38:04Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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