Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Fernanda Gomes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Mara Regina Santos da, Medeiros, Gabriela Luvielmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1504
Resumo: A Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
id FURG_ccc314fddc4f17da83703a2055ba7f90
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1504
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagemBurnout Syndrome - the interface between work in educational and nursing fieldsSíndrome de Burnout - la relación entre el trabajo en el ámbito de la educación y la enfermeríaDocenteEducaçãoEnfermagemFacultyEducationNursingDocenteEducaciónEnfermeríaA Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.Burnout Syndrome is a reaction to chronic emotional tension which happens especially to healthcare and educational professionals, including teachers and nurses. This qualitative study aimed at: a) investigating signs suggestive of Burnout Syndrome among teachers working in elementary public schools in a town in southern Brazil; b) based on the results, to reflect on nursing work. The empirical data were collected through semi-structured interviews with 15 teachers. The results were grouped into three categories representing Burnout Syndrome dimensions referred to in the literature: emotional exhaustion, depersonalization and low professional satisfaction. The study draws attention to the link between the education and nursing fields with regard to the characteristics of the contexts where the work of these professionals is carried out. We highlight the contribution of qualitative methodology in facilitating the observation of each of the categories, and the need for effective actions to deal with the conditions which lead to the development of Burnout Syndrome.El síndrome de Burnout constituye una reacción a la tensión emocional crónica que afecta principalmente a los profesionales en las áreas de salud y educación, entre ellos maestros y maestras y enfermeras. Este estudio cualitativo tiene por objeto: a) investigar la clínica sugerente de Burnout entre los docentes que trabajan en escuelas primarias públicas en una ciudad del sur de Brasil, b) basándose en los resultados, reflexionar sobre el trabajo de la enfermería . Los datos empíricos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas, realizadas con quince profesores. Los resultados se agruparon en tres categorías que representan las dimensiones del Burnout se refiere en la literatura: el cansancio emocional, despersonalización y baja realización profesional. El estudio pone de relieve la interrelación entre las áreas de educación y de enfermería en relación con características el contexto donde se desarrolla la labor de estos profesionales. Se destaca la contribución de la metodología cualitativa para dar visibilidad al interior de cada una de las categorías y la necesidad de adoptar medidas eficaces que permitan hacer frente a las condiciones que conducen al desarrollo del síndrome de Burnout.2011-11-30T16:26:28Z2011-11-30T16:26:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTEIXEIRA, Fernanda Gomes; SILVA, Mara Regina Santos da; MEDEIROS, Gabriela Luvielmo. Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 3, n. 2, p. 101-109, dez. 2010. Disponível em: <http://www.esenfc.pt/esenfc/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=329&codigo=>. Acesso em: 22 nov. 2011.0874-0283http://repositorio.furg.br/handle/1/1504porTeixeira, Fernanda GomesSilva, Mara Regina Santos daMedeiros, Gabriela Luvielmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T16:26:28Zoai:repositorio.furg.br:1/1504Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T16:26:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
Burnout Syndrome - the interface between work in educational and nursing fields
Síndrome de Burnout - la relación entre el trabajo en el ámbito de la educación y la enfermería
title Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
spellingShingle Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
Teixeira, Fernanda Gomes
Docente
Educação
Enfermagem
Faculty
Education
Nursing
Docente
Educación
Enfermería
title_short Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
title_full Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
title_fullStr Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
title_sort Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
author Teixeira, Fernanda Gomes
author_facet Teixeira, Fernanda Gomes
Silva, Mara Regina Santos da
Medeiros, Gabriela Luvielmo
author_role author
author2 Silva, Mara Regina Santos da
Medeiros, Gabriela Luvielmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Fernanda Gomes
Silva, Mara Regina Santos da
Medeiros, Gabriela Luvielmo
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Educação
Enfermagem
Faculty
Education
Nursing
Docente
Educación
Enfermería
topic Docente
Educação
Enfermagem
Faculty
Education
Nursing
Docente
Educación
Enfermería
description A Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-11-30T16:26:28Z
2011-11-30T16:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Fernanda Gomes; SILVA, Mara Regina Santos da; MEDEIROS, Gabriela Luvielmo. Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 3, n. 2, p. 101-109, dez. 2010. Disponível em: <http://www.esenfc.pt/esenfc/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=329&codigo=>. Acesso em: 22 nov. 2011.
0874-0283
http://repositorio.furg.br/handle/1/1504
identifier_str_mv TEIXEIRA, Fernanda Gomes; SILVA, Mara Regina Santos da; MEDEIROS, Gabriela Luvielmo. Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 3, n. 2, p. 101-109, dez. 2010. Disponível em: <http://www.esenfc.pt/esenfc/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=329&codigo=>. Acesso em: 22 nov. 2011.
0874-0283
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187257118490624