Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Suzi Samá
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira, Lunardi, Guilherme Lerch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5290
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações.
id FURG_d9b44821f1358a9e3aa50e64a13c25d6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5290
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distânciaPerceptions of different generation students regarding to distance educationEducação a distânciaCursos de graduaçãoAvaliaçãoBaby boomersGeração xGeração yDistance educationUndergraduate coursesAssessmentGeneration xGeneration yO presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações.This paper aims at investigating the perception of undergraduate students enrolled in distance education (DE), considering their different generations (Baby Boomers, X and Y), as well as the particularities of DE programs (UAB and Pró-Licenciatura) they experience. The quantitative analysis performed through the application of an assessment instrument showed that in all three age groups the presence of women were higher, the Baby Boomer generation had a balanced participation between UAB and Pró-Licenciatura programs. The profile identification of students allows indicating that one of the distance education challenges is the integration of these diferente generations, once they interact they may share experiences and cope with each other, producing new ways of living together. In this sense, the organization of undergraduate DE courses needs to consider the heterogeneity of generations, especially regarding to the teaching material format and the communication means among students, tutors and professors.2015-08-28T18:36:51Z2015-08-28T18:36:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Suzi Samá; LAURINO, Débora Pereira; LUNARDI, Guilherme Lerch. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 245-264, 2013. Disponível em: <https://repositorio.uam.es/xmlui/handle/10486/661815>. Acesso em: 28 ago. 2015.1989-0397http://repositorio.furg.br/handle/1/5290porPinto, Suzi SamáLaurino, Débora PereiraLunardi, Guilherme Lerchinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-08-28T18:36:51Zoai:repositorio.furg.br:1/5290Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-08-28T18:36:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
Perceptions of different generation students regarding to distance education
title Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
spellingShingle Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
Pinto, Suzi Samá
Educação a distância
Cursos de graduação
Avaliação
Baby boomers
Geração x
Geração y
Distance education
Undergraduate courses
Assessment
Generation x
Generation y
title_short Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
title_full Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
title_fullStr Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
title_full_unstemmed Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
title_sort Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância
author Pinto, Suzi Samá
author_facet Pinto, Suzi Samá
Laurino, Débora Pereira
Lunardi, Guilherme Lerch
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
Lunardi, Guilherme Lerch
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Suzi Samá
Laurino, Débora Pereira
Lunardi, Guilherme Lerch
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Cursos de graduação
Avaliação
Baby boomers
Geração x
Geração y
Distance education
Undergraduate courses
Assessment
Generation x
Generation y
topic Educação a distância
Cursos de graduação
Avaliação
Baby boomers
Geração x
Geração y
Distance education
Undergraduate courses
Assessment
Generation x
Generation y
description O presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-08-28T18:36:51Z
2015-08-28T18:36:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Suzi Samá; LAURINO, Débora Pereira; LUNARDI, Guilherme Lerch. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 245-264, 2013. Disponível em: <https://repositorio.uam.es/xmlui/handle/10486/661815>. Acesso em: 28 ago. 2015.
1989-0397
http://repositorio.furg.br/handle/1/5290
identifier_str_mv PINTO, Suzi Samá; LAURINO, Débora Pereira; LUNARDI, Guilherme Lerch. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 2, p. 245-264, 2013. Disponível em: <https://repositorio.uam.es/xmlui/handle/10486/661815>. Acesso em: 28 ago. 2015.
1989-0397
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264156532736