Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Leal, Anne Pinheiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/764
Resumo: O presente trabalho versa sobre a lógica e a prática do controle afetivo em duas organizações a partir de processos de identificação com um líder e um mito. O controle social e psíquico é de fundamental importância para que as organizações atinjam seus objetivos e se mantenham sobreviventes num mercado de competitividade acirrada, sendo assim, essa prática tem sofrido constantes aprimoramentos, culminando no controle de comportamentos e pensamentos a partir do engajamento afetivo. A identificação é um processo psíquico e subjetivo, portanto de difícil percepção, mas de efetivo controle. Para a consecução da análise proposta foi realizada uma pesquisa de campo descritivo-qualitativa de corte transversal em duas organizações multinacionais: uma da indústria de metalurgia, com forte presença do mito-fundador como elemento identificatório, e outra de logística, na qual observa-se uma forte vinculação dos indivíduos com a organização através da figura do seu diretor-presidente, um líder bastante efetivo. No cerne conclusivo, intenta-se que o fascínio amoroso e a identificação com as figuras do líder e do mito caracterizam uma relação de controle e poder que canaliza a energia libidinal dos indivíduos pra fins produtivos e bem servem aos desígnios das organizações capitalistas contemporâneas.
id FURG_e17ff3464517da0e73fcbfb4773bdbf9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/764
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.O presente trabalho versa sobre a lógica e a prática do controle afetivo em duas organizações a partir de processos de identificação com um líder e um mito. O controle social e psíquico é de fundamental importância para que as organizações atinjam seus objetivos e se mantenham sobreviventes num mercado de competitividade acirrada, sendo assim, essa prática tem sofrido constantes aprimoramentos, culminando no controle de comportamentos e pensamentos a partir do engajamento afetivo. A identificação é um processo psíquico e subjetivo, portanto de difícil percepção, mas de efetivo controle. Para a consecução da análise proposta foi realizada uma pesquisa de campo descritivo-qualitativa de corte transversal em duas organizações multinacionais: uma da indústria de metalurgia, com forte presença do mito-fundador como elemento identificatório, e outra de logística, na qual observa-se uma forte vinculação dos indivíduos com a organização através da figura do seu diretor-presidente, um líder bastante efetivo. No cerne conclusivo, intenta-se que o fascínio amoroso e a identificação com as figuras do líder e do mito caracterizam uma relação de controle e poder que canaliza a energia libidinal dos indivíduos pra fins produtivos e bem servem aos desígnios das organizações capitalistas contemporâneas.2011-06-17T19:20:22Z2011-06-17T19:20:22Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSCHMITT, Elaine Cristina ; LEAL, Anne Pinheiro. Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , 30., 2006, Salvador. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2008 , 2006. Disponível em: <http://profjayrfigueiredo.com.br/LID_AC_15.pdf> Acesso em: 14 jun. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/764porSchmitt, Elaine CristinaLeal, Anne Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-09T18:43:39Zoai:repositorio.furg.br:1/764Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-09T18:43:39Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
title Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
spellingShingle Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
Schmitt, Elaine Cristina
title_short Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
title_full Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
title_fullStr Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
title_full_unstemmed Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
title_sort Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho.
author Schmitt, Elaine Cristina
author_facet Schmitt, Elaine Cristina
Leal, Anne Pinheiro
author_role author
author2 Leal, Anne Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Elaine Cristina
Leal, Anne Pinheiro
description O presente trabalho versa sobre a lógica e a prática do controle afetivo em duas organizações a partir de processos de identificação com um líder e um mito. O controle social e psíquico é de fundamental importância para que as organizações atinjam seus objetivos e se mantenham sobreviventes num mercado de competitividade acirrada, sendo assim, essa prática tem sofrido constantes aprimoramentos, culminando no controle de comportamentos e pensamentos a partir do engajamento afetivo. A identificação é um processo psíquico e subjetivo, portanto de difícil percepção, mas de efetivo controle. Para a consecução da análise proposta foi realizada uma pesquisa de campo descritivo-qualitativa de corte transversal em duas organizações multinacionais: uma da indústria de metalurgia, com forte presença do mito-fundador como elemento identificatório, e outra de logística, na qual observa-se uma forte vinculação dos indivíduos com a organização através da figura do seu diretor-presidente, um líder bastante efetivo. No cerne conclusivo, intenta-se que o fascínio amoroso e a identificação com as figuras do líder e do mito caracterizam uma relação de controle e poder que canaliza a energia libidinal dos indivíduos pra fins produtivos e bem servem aos desígnios das organizações capitalistas contemporâneas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-06-17T19:20:22Z
2011-06-17T19:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHMITT, Elaine Cristina ; LEAL, Anne Pinheiro. Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , 30., 2006, Salvador. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2008 , 2006. Disponível em: <http://profjayrfigueiredo.com.br/LID_AC_15.pdf> Acesso em: 14 jun. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/764
identifier_str_mv SCHMITT, Elaine Cristina ; LEAL, Anne Pinheiro. Liderança, Mito e Identificação: Faces do Controle Afetivo nas Organizações de Trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO , 30., 2006, Salvador. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2008 , 2006. Disponível em: <http://profjayrfigueiredo.com.br/LID_AC_15.pdf> Acesso em: 14 jun. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384383996297216