AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585 |
Resumo: | Após um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira. |
id |
Feevale-1_7c37801bbd482441e29759dc01f9307a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2585 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIADocênciaCurrículoPandemiaEnsino remotoEducação básicaApós um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/258510.25112/rpr.v3.2585Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 238-2522448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585/2924Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Lílian Carine Madureira Vieira daPires de Castro, KhrysalisBasso Soares Severo, Rita Cristine2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2585Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
title |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
spellingShingle |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da Docência Currículo Pandemia Ensino remoto Educação básica |
title_short |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
title_full |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
title_fullStr |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
title_sort |
AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA |
author |
Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da |
author_facet |
Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da Pires de Castro, Khrysalis Basso Soares Severo, Rita Cristine |
author_role |
author |
author2 |
Pires de Castro, Khrysalis Basso Soares Severo, Rita Cristine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da Pires de Castro, Khrysalis Basso Soares Severo, Rita Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Currículo Pandemia Ensino remoto Educação básica |
topic |
Docência Currículo Pandemia Ensino remoto Educação básica |
description |
Após um ano de pandemia causada pela Covid-19, os sujeitos que compõem a educação básica, docentes, discentes, famílias, ainda tentam se adaptar a esta nova realidade. Assim, neste artigo, propõe-se analisar os efeitos da pandemia diante da atual situação de trabalho dos docentes da educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul. Para tanto foi feita entrevista estruturada com os profissionais que se voluntariaram a participar da pesquisa. As perguntas foram desenvolvidas a fim de responderem os nossos objetivos que são: compreender as experiências das professoras e professores frente ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e analisar as experiências de professores e professoras tensionando a formação docente e o currículo. Para tanto, utilizamos das lentes dos Estudos Culturais como ferramentas de análise dos fazeres e saberes da docência em tempos de pandemia e também no tensionamento do currículo escolar ante a atual situação vivida pela sociedade. Os resultados demonstram que o currículo, com seu modo de controle de espaço e tempo, não tem mais o mesmo alcance no espaço escolar e entre os alunos, evidenciando a incompatibilidade entre o ensino remoto e o currículo escolar tradicional. Desse modo, urge repensar a forma e as relações do ensino-aprendizagem na educação brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585 10.25112/rpr.v3.2585 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2585/2924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 238-252 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125361172480 |