FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adenir Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rangel, Mary, Sousa, Nilcelio Sacramento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905
Resumo: A sociedade vem passando por transformações que adentram todos os espaços-tempos, exigindo que reformulações sejam realizadas nas maneiras de pensar, sentir e agir, de modo a comportar as várias nuances sociais e as diversas dicotomias em pensamentos, identidades, falares, fazeres, entre outras questões que se comprometam com a multidiversidade. Nesse pensar é que intentamos analisar como a formação continuada contribui para a discussão das questões de identidade de gênero na escola, como caminho para compreensão e quebra de estereótipos, saindo de conceitos cristalizados e ranços que fantasmagorizam nossos espaços-tempos. Os percursos teórico-metodológicos deste estudo foram sustentados na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para análise os Planos da Coordenação Pedagógica da área de Língua Portuguesa, do município de Bonito/BA. Buscamos, com essas discussões, desinvisibilizações dos conhecimentos, superação das hierarquizações e dicotomias nos temas da formação continuada, como possibilidades de vivências nos espaços praticados e partilhados por diferentes seres sociais, históricos e humanos.Palavras-chave: Identidade de gênero. Formação continuada. Espaços-tempos formativos. Cotidiano.ABSTRACTSociety as undergone transformations that penetrate all space´s time, demanding that reformulations be carried out in ways of thinking, feeling and acting, in order to accommodate the various social nuances and the different dichotomies in thoughts, identities, talking, doing, among others, and commit to multidiversity. In this thinking, we try to analyze how continuing education contributes to the discussion of issues of gender identity in school, as a way to understand and break stereotypes, leaving crystallized concepts and rancidities that spook our spaces. We seek with these discussions possibilities of experiences in the spaces practiced and shared by different social, historical and human beings. The theoretical-methodological pathways of this study were supported by documental and bibliographic research. We used for analysis the Plans of Pedagogical Coordination of the area of Portuguese Language, of the city of Bonito / BA.Keywords: Gender identity. Continuing education. Formative space. Daily.
id Feevale-1_80c4c449f685d83cbd41e97535ae7b7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1905
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃOA sociedade vem passando por transformações que adentram todos os espaços-tempos, exigindo que reformulações sejam realizadas nas maneiras de pensar, sentir e agir, de modo a comportar as várias nuances sociais e as diversas dicotomias em pensamentos, identidades, falares, fazeres, entre outras questões que se comprometam com a multidiversidade. Nesse pensar é que intentamos analisar como a formação continuada contribui para a discussão das questões de identidade de gênero na escola, como caminho para compreensão e quebra de estereótipos, saindo de conceitos cristalizados e ranços que fantasmagorizam nossos espaços-tempos. Os percursos teórico-metodológicos deste estudo foram sustentados na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para análise os Planos da Coordenação Pedagógica da área de Língua Portuguesa, do município de Bonito/BA. Buscamos, com essas discussões, desinvisibilizações dos conhecimentos, superação das hierarquizações e dicotomias nos temas da formação continuada, como possibilidades de vivências nos espaços praticados e partilhados por diferentes seres sociais, históricos e humanos.Palavras-chave: Identidade de gênero. Formação continuada. Espaços-tempos formativos. Cotidiano.ABSTRACTSociety as undergone transformations that penetrate all space´s time, demanding that reformulations be carried out in ways of thinking, feeling and acting, in order to accommodate the various social nuances and the different dichotomies in thoughts, identities, talking, doing, among others, and commit to multidiversity. In this thinking, we try to analyze how continuing education contributes to the discussion of issues of gender identity in school, as a way to understand and break stereotypes, leaving crystallized concepts and rancidities that spook our spaces. We seek with these discussions possibilities of experiences in the spaces practiced and shared by different social, historical and human beings. The theoretical-methodological pathways of this study were supported by documental and bibliographic research. We used for analysis the Plans of Pedagogical Coordination of the area of Portuguese Language, of the city of Bonito / BA.Keywords: Gender identity. Continuing education. Formative space. Daily.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/190510.25112/rpr.v2i0.1905Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 267-2832448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2405http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2816Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adenir CarvalhoRangel, MarySousa, Nilcelio Sacramento de2019-08-17T01:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1905Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-08-17T01:18:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
title FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
Rodrigues, Adenir Carvalho
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
author Rodrigues, Adenir Carvalho
author_facet Rodrigues, Adenir Carvalho
Rangel, Mary
Sousa, Nilcelio Sacramento de
author_role author
author2 Rangel, Mary
Sousa, Nilcelio Sacramento de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adenir Carvalho
Rangel, Mary
Sousa, Nilcelio Sacramento de
description A sociedade vem passando por transformações que adentram todos os espaços-tempos, exigindo que reformulações sejam realizadas nas maneiras de pensar, sentir e agir, de modo a comportar as várias nuances sociais e as diversas dicotomias em pensamentos, identidades, falares, fazeres, entre outras questões que se comprometam com a multidiversidade. Nesse pensar é que intentamos analisar como a formação continuada contribui para a discussão das questões de identidade de gênero na escola, como caminho para compreensão e quebra de estereótipos, saindo de conceitos cristalizados e ranços que fantasmagorizam nossos espaços-tempos. Os percursos teórico-metodológicos deste estudo foram sustentados na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para análise os Planos da Coordenação Pedagógica da área de Língua Portuguesa, do município de Bonito/BA. Buscamos, com essas discussões, desinvisibilizações dos conhecimentos, superação das hierarquizações e dicotomias nos temas da formação continuada, como possibilidades de vivências nos espaços praticados e partilhados por diferentes seres sociais, históricos e humanos.Palavras-chave: Identidade de gênero. Formação continuada. Espaços-tempos formativos. Cotidiano.ABSTRACTSociety as undergone transformations that penetrate all space´s time, demanding that reformulations be carried out in ways of thinking, feeling and acting, in order to accommodate the various social nuances and the different dichotomies in thoughts, identities, talking, doing, among others, and commit to multidiversity. In this thinking, we try to analyze how continuing education contributes to the discussion of issues of gender identity in school, as a way to understand and break stereotypes, leaving crystallized concepts and rancidities that spook our spaces. We seek with these discussions possibilities of experiences in the spaces practiced and shared by different social, historical and human beings. The theoretical-methodological pathways of this study were supported by documental and bibliographic research. We used for analysis the Plans of Pedagogical Coordination of the area of Portuguese Language, of the city of Bonito / BA.Keywords: Gender identity. Continuing education. Formative space. Daily.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905
10.25112/rpr.v2i0.1905
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2405
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 267-283
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124853661696