FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905 |
Resumo: | A sociedade vem passando por transformações que adentram todos os espaços-tempos, exigindo que reformulações sejam realizadas nas maneiras de pensar, sentir e agir, de modo a comportar as várias nuances sociais e as diversas dicotomias em pensamentos, identidades, falares, fazeres, entre outras questões que se comprometam com a multidiversidade. Nesse pensar é que intentamos analisar como a formação continuada contribui para a discussão das questões de identidade de gênero na escola, como caminho para compreensão e quebra de estereótipos, saindo de conceitos cristalizados e ranços que fantasmagorizam nossos espaços-tempos. Os percursos teórico-metodológicos deste estudo foram sustentados na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para análise os Planos da Coordenação Pedagógica da área de Língua Portuguesa, do município de Bonito/BA. Buscamos, com essas discussões, desinvisibilizações dos conhecimentos, superação das hierarquizações e dicotomias nos temas da formação continuada, como possibilidades de vivências nos espaços praticados e partilhados por diferentes seres sociais, históricos e humanos.Palavras-chave: Identidade de gênero. Formação continuada. Espaços-tempos formativos. Cotidiano.ABSTRACTSociety as undergone transformations that penetrate all space´s time, demanding that reformulations be carried out in ways of thinking, feeling and acting, in order to accommodate the various social nuances and the different dichotomies in thoughts, identities, talking, doing, among others, and commit to multidiversity. In this thinking, we try to analyze how continuing education contributes to the discussion of issues of gender identity in school, as a way to understand and break stereotypes, leaving crystallized concepts and rancidities that spook our spaces. We seek with these discussions possibilities of experiences in the spaces practiced and shared by different social, historical and human beings. The theoretical-methodological pathways of this study were supported by documental and bibliographic research. We used for analysis the Plans of Pedagogical Coordination of the area of Portuguese Language, of the city of Bonito / BA.Keywords: Gender identity. Continuing education. Formative space. Daily. |
id |
Feevale-1_80c4c449f685d83cbd41e97535ae7b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1905 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃOA sociedade vem passando por transformações que adentram todos os espaços-tempos, exigindo que reformulações sejam realizadas nas maneiras de pensar, sentir e agir, de modo a comportar as várias nuances sociais e as diversas dicotomias em pensamentos, identidades, falares, fazeres, entre outras questões que se comprometam com a multidiversidade. Nesse pensar é que intentamos analisar como a formação continuada contribui para a discussão das questões de identidade de gênero na escola, como caminho para compreensão e quebra de estereótipos, saindo de conceitos cristalizados e ranços que fantasmagorizam nossos espaços-tempos. Os percursos teórico-metodológicos deste estudo foram sustentados na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para análise os Planos da Coordenação Pedagógica da área de Língua Portuguesa, do município de Bonito/BA. Buscamos, com essas discussões, desinvisibilizações dos conhecimentos, superação das hierarquizações e dicotomias nos temas da formação continuada, como possibilidades de vivências nos espaços praticados e partilhados por diferentes seres sociais, históricos e humanos.Palavras-chave: Identidade de gênero. Formação continuada. Espaços-tempos formativos. Cotidiano.ABSTRACTSociety as undergone transformations that penetrate all space´s time, demanding that reformulations be carried out in ways of thinking, feeling and acting, in order to accommodate the various social nuances and the different dichotomies in thoughts, identities, talking, doing, among others, and commit to multidiversity. In this thinking, we try to analyze how continuing education contributes to the discussion of issues of gender identity in school, as a way to understand and break stereotypes, leaving crystallized concepts and rancidities that spook our spaces. We seek with these discussions possibilities of experiences in the spaces practiced and shared by different social, historical and human beings. The theoretical-methodological pathways of this study were supported by documental and bibliographic research. We used for analysis the Plans of Pedagogical Coordination of the area of Portuguese Language, of the city of Bonito / BA.Keywords: Gender identity. Continuing education. Formative space. Daily.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/190510.25112/rpr.v2i0.1905Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 267-2832448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2405http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2816Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adenir CarvalhoRangel, MarySousa, Nilcelio Sacramento de2019-08-17T01:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1905Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-08-17T01:18:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO Rodrigues, Adenir Carvalho |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: (IN)VISIBILIDADES E SILÊNCIO NA FORMAÇÃO |
author |
Rodrigues, Adenir Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Adenir Carvalho Rangel, Mary Sousa, Nilcelio Sacramento de |
author_role |
author |
author2 |
Rangel, Mary Sousa, Nilcelio Sacramento de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Adenir Carvalho Rangel, Mary Sousa, Nilcelio Sacramento de |
description |
A sociedade vem passando por transformações que adentram todos os espaços-tempos, exigindo que reformulações sejam realizadas nas maneiras de pensar, sentir e agir, de modo a comportar as várias nuances sociais e as diversas dicotomias em pensamentos, identidades, falares, fazeres, entre outras questões que se comprometam com a multidiversidade. Nesse pensar é que intentamos analisar como a formação continuada contribui para a discussão das questões de identidade de gênero na escola, como caminho para compreensão e quebra de estereótipos, saindo de conceitos cristalizados e ranços que fantasmagorizam nossos espaços-tempos. Os percursos teórico-metodológicos deste estudo foram sustentados na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para análise os Planos da Coordenação Pedagógica da área de Língua Portuguesa, do município de Bonito/BA. Buscamos, com essas discussões, desinvisibilizações dos conhecimentos, superação das hierarquizações e dicotomias nos temas da formação continuada, como possibilidades de vivências nos espaços praticados e partilhados por diferentes seres sociais, históricos e humanos.Palavras-chave: Identidade de gênero. Formação continuada. Espaços-tempos formativos. Cotidiano.ABSTRACTSociety as undergone transformations that penetrate all space´s time, demanding that reformulations be carried out in ways of thinking, feeling and acting, in order to accommodate the various social nuances and the different dichotomies in thoughts, identities, talking, doing, among others, and commit to multidiversity. In this thinking, we try to analyze how continuing education contributes to the discussion of issues of gender identity in school, as a way to understand and break stereotypes, leaving crystallized concepts and rancidities that spook our spaces. We seek with these discussions possibilities of experiences in the spaces practiced and shared by different social, historical and human beings. The theoretical-methodological pathways of this study were supported by documental and bibliographic research. We used for analysis the Plans of Pedagogical Coordination of the area of Portuguese Language, of the city of Bonito / BA.Keywords: Gender identity. Continuing education. Formative space. Daily. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905 10.25112/rpr.v2i0.1905 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v2i0.1905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2405 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1905/2816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 267-283 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325124853661696 |