Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Kamila de Oliveira do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Daniel Guimarães Corrêa Moreira, Silva, Elga Batista da, Barbosa Júnior, José Lucena, Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1774
Resumo: O consumo de alimentos de alta qualidade nutricional é uma das melhores estratégias para combater as carências nutricionais, como a hipovitaminose A. Essas carências afetam numerosos grupos populacionais, fato que demanda pesquisas para elucidação da composição química de vegetais de baixo custo, cuja produção seja sustentável, para contribuir com o tratamento de indivíduos acometidos por essas desordens nutricionais. O presente trabalho teve como objetivo determinar a composição química e a informação nutricional de fécula de batata-doce orgânica e biofortificada. Em cada 100 gramas de amostra úmida foram encontrados 7,05 g de água, 2,8 g de cinzas, 5,4 g de proteínas, 0,6 g de lipídeos, 65,1 g de carboidratos e 18,8 g de fibras. O rendimento do processo de obtenção da fécula foi de 13,8% em massa. O teor de carotenoides totais também foi expressivo, igual a 18 x103 µg/100 g. O consumo de uma porção de 20 g da fécula foi suficiente para fornecer 54 Kcal e satisfazer a 100% das necessidades diárias de vitamina A de um homem adulto. Considerando os resultados encontrados, é possível afirmar que a fécula apresentou um elevado potencial de utilização na biofortificação de alimentos da merenda escolar, contribuindo, dessa forma, com o fortalecimento da agricultura familiar orgânica.
id GVAA-1_302ad10deea4db224d633d7ce104eeb3
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1774
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.O consumo de alimentos de alta qualidade nutricional é uma das melhores estratégias para combater as carências nutricionais, como a hipovitaminose A. Essas carências afetam numerosos grupos populacionais, fato que demanda pesquisas para elucidação da composição química de vegetais de baixo custo, cuja produção seja sustentável, para contribuir com o tratamento de indivíduos acometidos por essas desordens nutricionais. O presente trabalho teve como objetivo determinar a composição química e a informação nutricional de fécula de batata-doce orgânica e biofortificada. Em cada 100 gramas de amostra úmida foram encontrados 7,05 g de água, 2,8 g de cinzas, 5,4 g de proteínas, 0,6 g de lipídeos, 65,1 g de carboidratos e 18,8 g de fibras. O rendimento do processo de obtenção da fécula foi de 13,8% em massa. O teor de carotenoides totais também foi expressivo, igual a 18 x103 µg/100 g. O consumo de uma porção de 20 g da fécula foi suficiente para fornecer 54 Kcal e satisfazer a 100% das necessidades diárias de vitamina A de um homem adulto. Considerando os resultados encontrados, é possível afirmar que a fécula apresentou um elevado potencial de utilização na biofortificação de alimentos da merenda escolar, contribuindo, dessa forma, com o fortalecimento da agricultura familiar orgânica. Editora Verde2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1774Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 132 - 138Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 132 - 138Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 132 - 1381981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1774/1520Nascimento, Kamila de Oliveira doRocha, Daniel Guimarães Corrêa MoreiraSilva, Elga Batista daBarbosa Júnior, José LucenaBarbosa, Maria Ivone Martins Jacinthoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:21Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1774Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:27.647511Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
title Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
spellingShingle Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
Nascimento, Kamila de Oliveira do
title_short Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
title_full Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
title_fullStr Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
title_full_unstemmed Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
title_sort Caracterização química e informação nutricional de fécula de batata-doce (Ipomoea batatas L.) orgânica e biofortificada.
author Nascimento, Kamila de Oliveira do
author_facet Nascimento, Kamila de Oliveira do
Rocha, Daniel Guimarães Corrêa Moreira
Silva, Elga Batista da
Barbosa Júnior, José Lucena
Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho
author_role author
author2 Rocha, Daniel Guimarães Corrêa Moreira
Silva, Elga Batista da
Barbosa Júnior, José Lucena
Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Kamila de Oliveira do
Rocha, Daniel Guimarães Corrêa Moreira
Silva, Elga Batista da
Barbosa Júnior, José Lucena
Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho
description O consumo de alimentos de alta qualidade nutricional é uma das melhores estratégias para combater as carências nutricionais, como a hipovitaminose A. Essas carências afetam numerosos grupos populacionais, fato que demanda pesquisas para elucidação da composição química de vegetais de baixo custo, cuja produção seja sustentável, para contribuir com o tratamento de indivíduos acometidos por essas desordens nutricionais. O presente trabalho teve como objetivo determinar a composição química e a informação nutricional de fécula de batata-doce orgânica e biofortificada. Em cada 100 gramas de amostra úmida foram encontrados 7,05 g de água, 2,8 g de cinzas, 5,4 g de proteínas, 0,6 g de lipídeos, 65,1 g de carboidratos e 18,8 g de fibras. O rendimento do processo de obtenção da fécula foi de 13,8% em massa. O teor de carotenoides totais também foi expressivo, igual a 18 x103 µg/100 g. O consumo de uma porção de 20 g da fécula foi suficiente para fornecer 54 Kcal e satisfazer a 100% das necessidades diárias de vitamina A de um homem adulto. Considerando os resultados encontrados, é possível afirmar que a fécula apresentou um elevado potencial de utilização na biofortificação de alimentos da merenda escolar, contribuindo, dessa forma, com o fortalecimento da agricultura familiar orgânica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1774
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1774/1520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 132 - 138
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 132 - 138
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 132 - 138
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085733261312