Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jessika Paiva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Filho, Abrahão Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954
Resumo: A monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.
id GVAA-2_d833dcaf6896b36900d24452889348bf
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6954
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de ExperiênciaDisciplina. Conhecimento. MonitorA monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/695410.18378/rebes.v9i4.6954Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 134-137Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 134-137Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 134-1372358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/6501https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/10085Copyright (c) 2019 Jessika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Jessika Paivade Oliveira Filho, Abrahão Alves2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6954Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
title Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
spellingShingle Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
Medeiros, Jessika Paiva
Disciplina. Conhecimento. Monitor
title_short Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
title_full Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
title_fullStr Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
title_full_unstemmed Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
title_sort Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
author Medeiros, Jessika Paiva
author_facet Medeiros, Jessika Paiva
de Oliveira Filho, Abrahão Alves
author_role author
author2 de Oliveira Filho, Abrahão Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jessika Paiva
de Oliveira Filho, Abrahão Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina. Conhecimento. Monitor
topic Disciplina. Conhecimento. Monitor
description A monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954
10.18378/rebes.v9i4.6954
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i4.6954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/6501
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/10085
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jessika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jessika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 134-137
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 134-137
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 134-137
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666854797312