Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Simões, Mylena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria, Matias Cariri Marques, Fernanda, de Almeida Mariano, Jucihermes, André Campos de Medeiros, Maurício, Oliveira Filho, Abrahão Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368
Resumo: A monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas.  Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados.
id GVAA-2_e15e23c55eb43ef416c65dd4e39b947c
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8368
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiênciaA monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas.  Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 184-187Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 184-187Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 184-1872358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368/10897Copyright (c) 2021 Mylena Medeiros Simões, Maria Francyherla Miguel da Silva Leite, Fernanda Matias Cariri Marques, Jucihermes de Almeida Mariano, Maurício André Campos de Medeiros, Abrahão Alves Oliveira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Simões, MylenaFrancyherla Miguel da Silva Leite, MariaMatias Cariri Marques, Fernandade Almeida Mariano, JucihermesAndré Campos de Medeiros, MaurícioOliveira Filho, Abrahão Alves2022-01-28T10:15:52Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8368Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:15:52Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
title Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
spellingShingle Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
Medeiros Simões, Mylena
title_short Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
title_full Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
title_fullStr Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
title_full_unstemmed Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
title_sort Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
author Medeiros Simões, Mylena
author_facet Medeiros Simões, Mylena
Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria
Matias Cariri Marques, Fernanda
de Almeida Mariano, Jucihermes
André Campos de Medeiros, Maurício
Oliveira Filho, Abrahão Alves
author_role author
author2 Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria
Matias Cariri Marques, Fernanda
de Almeida Mariano, Jucihermes
André Campos de Medeiros, Maurício
Oliveira Filho, Abrahão Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Simões, Mylena
Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria
Matias Cariri Marques, Fernanda
de Almeida Mariano, Jucihermes
André Campos de Medeiros, Maurício
Oliveira Filho, Abrahão Alves
description A monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas.  Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368/10897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 184-187
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 184-187
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 184-187
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667406348288