Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954 |
Resumo: | A monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional. |
id |
GVAA-2_d833dcaf6896b36900d24452889348bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6954 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de ExperiênciaDisciplina. Conhecimento. MonitorA monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/695410.18378/rebes.v9i4.6954Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 134-137Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 134-137Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 134-1372358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/6501https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/10085Copyright (c) 2019 Jessika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Jessika Paivade Oliveira Filho, Abrahão Alves2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6954Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
title |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
spellingShingle |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência Medeiros, Jessika Paiva Disciplina. Conhecimento. Monitor |
title_short |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
title_full |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
title_fullStr |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
title_full_unstemmed |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
title_sort |
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência |
author |
Medeiros, Jessika Paiva |
author_facet |
Medeiros, Jessika Paiva de Oliveira Filho, Abrahão Alves |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Filho, Abrahão Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Jessika Paiva de Oliveira Filho, Abrahão Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina. Conhecimento. Monitor |
topic |
Disciplina. Conhecimento. Monitor |
description |
A monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954 10.18378/rebes.v9i4.6954 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i4.6954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/6501 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6954/10085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jessika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jessika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 134-137 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 134-137 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 134-137 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666854797312 |