Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368 |
Resumo: | A monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas. Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados. |
id |
GVAA-2_e15e23c55eb43ef416c65dd4e39b947c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8368 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiênciaA monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas. Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 184-187Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 184-187Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 184-1872358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368/10897Copyright (c) 2021 Mylena Medeiros Simões, Maria Francyherla Miguel da Silva Leite, Fernanda Matias Cariri Marques, Jucihermes de Almeida Mariano, Maurício André Campos de Medeiros, Abrahão Alves Oliveira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Simões, MylenaFrancyherla Miguel da Silva Leite, MariaMatias Cariri Marques, Fernandade Almeida Mariano, JucihermesAndré Campos de Medeiros, MaurícioOliveira Filho, Abrahão Alves2022-01-28T10:15:52Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8368Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:15:52Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
title |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
spellingShingle |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência Medeiros Simões, Mylena |
title_short |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
title_full |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
title_fullStr |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
title_sort |
Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência |
author |
Medeiros Simões, Mylena |
author_facet |
Medeiros Simões, Mylena Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria Matias Cariri Marques, Fernanda de Almeida Mariano, Jucihermes André Campos de Medeiros, Maurício Oliveira Filho, Abrahão Alves |
author_role |
author |
author2 |
Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria Matias Cariri Marques, Fernanda de Almeida Mariano, Jucihermes André Campos de Medeiros, Maurício Oliveira Filho, Abrahão Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros Simões, Mylena Francyherla Miguel da Silva Leite, Maria Matias Cariri Marques, Fernanda de Almeida Mariano, Jucihermes André Campos de Medeiros, Maurício Oliveira Filho, Abrahão Alves |
description |
A monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas. Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368/10897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 184-187 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 184-187 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 184-187 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667406348288 |