Surdez e deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elora Marques M. da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156
Resumo: Com a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional.
id IBICT-1_0ceff170f0f21323836de5b7085ecb11
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/156
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Surdez e deficiência auditivaDeafness and hearing lossEducaçãoInclusãoDeficiênciaEducaçãoCom a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional.With the Deafness and Hearing Disability workshop, we aim to synthesize, in a pedagogical way, laws, methodologies and learning practices for the educational development of children and adolescents. Given the dimension of the proposal, the workshop can - and should - be recognized as suitable for other spaces, not just classrooms, given that people with disabilities transit through other spaces and social institutions, in addition to the labor market. To this end, the workshop seeks to provide a space for continued learning in which education professionals feel safe in working with students who need specialized educational assistance. In order to conceptualize deafness and hearing impairment, throughout the chapter, we point to the historicization of the process of recognition of disabilities and the inclusion of people with disabilities in the educational environment.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2020-11-20T13:19:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elora Marques M. dareponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-11-20T13:19:12Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/156Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-11-20T13:19:12Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez e deficiência auditiva
Deafness and hearing loss
title Surdez e deficiência auditiva
spellingShingle Surdez e deficiência auditiva
Silva, Elora Marques M. da
Educação
Inclusão
Deficiência
Educação
title_short Surdez e deficiência auditiva
title_full Surdez e deficiência auditiva
title_fullStr Surdez e deficiência auditiva
title_full_unstemmed Surdez e deficiência auditiva
title_sort Surdez e deficiência auditiva
author Silva, Elora Marques M. da
author_facet Silva, Elora Marques M. da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elora Marques M. da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão
Deficiência
Educação
topic Educação
Inclusão
Deficiência
Educação
description Com a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20T13:19:12Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156
identifier_str_mv SILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554513228038144