Surdez e deficiência auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156 |
Resumo: | Com a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional. |
id |
IBICT-1_0ceff170f0f21323836de5b7085ecb11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/156 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Surdez e deficiência auditivaDeafness and hearing lossEducaçãoInclusãoDeficiênciaEducaçãoCom a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional.With the Deafness and Hearing Disability workshop, we aim to synthesize, in a pedagogical way, laws, methodologies and learning practices for the educational development of children and adolescents. Given the dimension of the proposal, the workshop can - and should - be recognized as suitable for other spaces, not just classrooms, given that people with disabilities transit through other spaces and social institutions, in addition to the labor market. To this end, the workshop seeks to provide a space for continued learning in which education professionals feel safe in working with students who need specialized educational assistance. In order to conceptualize deafness and hearing impairment, throughout the chapter, we point to the historicization of the process of recognition of disabilities and the inclusion of people with disabilities in the educational environment.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2020-11-20T13:19:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elora Marques M. dareponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-11-20T13:19:12Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/156Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-11-20T13:19:12Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez e deficiência auditiva Deafness and hearing loss |
title |
Surdez e deficiência auditiva |
spellingShingle |
Surdez e deficiência auditiva Silva, Elora Marques M. da Educação Inclusão Deficiência Educação |
title_short |
Surdez e deficiência auditiva |
title_full |
Surdez e deficiência auditiva |
title_fullStr |
Surdez e deficiência auditiva |
title_full_unstemmed |
Surdez e deficiência auditiva |
title_sort |
Surdez e deficiência auditiva |
author |
Silva, Elora Marques M. da |
author_facet |
Silva, Elora Marques M. da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elora Marques M. da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão Deficiência Educação |
topic |
Educação Inclusão Deficiência Educação |
description |
Com a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20T13:19:12Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. 978-65-51210-00-6 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156 |
identifier_str_mv |
SILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. 978-65-51210-00-6 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estatual do Oeste do Paraná Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estatual do Oeste do Paraná Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810871381327872 |