Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rosana de Albuquerque Sá
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35747
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_4ab35b3191488c587d4df862cc1cf864
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35747
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brito, Rosana de Albuquerque SáBolsanello, Maria AugustaCavallet, Valdo JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-06T14:35:24Z2020-08-06T14:35:24Z2014https://hdl.handle.net/1884/35747Orientadora: Profª Drª Maria Augusta BolsanelloCo-orientador: Prof. Dr. Valdo José CavalletTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/04/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Este trabalho investiga as influências dos contextos familiares, escolares e profissionais sobre o desenvolvimento de educadores com deficiência ou com surdez. Com o objetivo de levantar o ponto de vista dos próprios sujeitos sobre os episódios que marcaram sua conclusão dos diversos níveis educacionais, sua opção pela carreira docente e sua prática profissional, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com oito professores (três com surdez, três com deficiência visual e dois com deficiência física) que atuam na Educação Básica ou Superior nas regiões de Curitiba e do Litoral do Paraná. A análise qualitativa das vivências relatadas pelos entrevistados aponta a significativa importância dos contextos investigados, bem como as diferentes reações suscitadas nos diferentes indivíduos, nos moldes assinalados por Bronfenbrenner e Vygotsky, principais aportes teóricos desta tese, que evidenciam a influência dos valores socioculturais sobre o desenvolvimento humano. Fica também destacada a relevância de atitudes que despertaram nos participantes o ímpeto por independência e por autonomia. A pesquisa também enfatiza as diferentes opiniões e sugestões dos entrevistados sobre políticas inclusivas para pessoas com deficiência ou com surdez. Conclui-se pela necessidade premente de institucionalização das ações inclusivas bem como de melhor informação e maior divulgação sobre as reais condições de 'suficiência' e de 'eficiência' dessas pessoas, tanto no bojo das políticas públicas quanto no das práticas de uma educação ética e humanizadora. Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Pessoas com surdez. Educadores. Inclusão. Contextos.Abstract:This work investigates the influences of family, school and professional contexts on the development of educators with disabilities or with deafness. With the goal of obtaining the subjects' own points of view about the episodes that have marked their completion of various educational levels, their option for the teaching career and their professional practice, semi-structured interviews were conducted with eight teachers (three with deafness, three with blindness and two with physical disabilities) who work on Basic or Higher Education in the regions of Curitiba and the coast of Paraná. The qualitative analysis of the experiences reported by the respondents points out the significant importance of the contexts investigated, as well as the different reactions of the individuals, along the lines indicated by Bronfenbrenner and Vygotsky - the authors who provide the main theoretical bases of this thesis -, which highlight the influence of sociocultural values on human development. It is also evident the importance of attitudes that awoke in the participants the impetus for independence and autonomy. The research also highlights the different opinions and suggestions of the respondents on inclusive policies for people with disabilities or with deafness. It is concluded that there is a pressing need for institucionalization of inclusive actions as well as for better information and disclosure within public policies about the actual conditions of 'sufficiency' and 'efficiency' of these people as a way of providing ethical and humanizing education. Key words: People with disabilities. People with deafness. Educators. Inclusion. Contexts.200 f. : il. , tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPessoas com deficiênciaProfessores surdosProfessores - InclusãoEducaçãoDesafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROSANA DE ALBUQUERQUE SA BRITO.pdfapplication/pdf980198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/1/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf4d86d22ca9f5611206f3a9d362d30fa4MD51open accessTEXTR - T - ROSANA DE ALBUQUERQUE SA BRITO.pdf.txtExtracted Texttext/plain474826https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/2/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.txt28fbc0de036a9df9b29ed7b035f6724eMD52open accessTHUMBNAILR - T - ROSANA DE ALBUQUERQUE SA BRITO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/3/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.jpgdea51a2eb87aa78a772189f2d9f432bfMD53open access1884/357472020-08-06 11:35:24.578open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T14:35:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
title Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
spellingShingle Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
Brito, Rosana de Albuquerque Sá
Teses
Pessoas com deficiência
Professores surdos
Professores - Inclusão
Educação
title_short Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
title_full Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
title_fullStr Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
title_full_unstemmed Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
title_sort Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
author Brito, Rosana de Albuquerque Sá
author_facet Brito, Rosana de Albuquerque Sá
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta
Cavallet, Valdo José
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rosana de Albuquerque Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Pessoas com deficiência
Professores surdos
Professores - Inclusão
Educação
topic Teses
Pessoas com deficiência
Professores surdos
Professores - Inclusão
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T14:35:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T14:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35747
url https://hdl.handle.net/1884/35747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il. , tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/1/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/2/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/3/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d86d22ca9f5611206f3a9d362d30fa4
28fbc0de036a9df9b29ed7b035f6724e
dea51a2eb87aa78a772189f2d9f432bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860808226897920