Descobrindo a discalculia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos de dificuldade de aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental, especialmente a Discalculia. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática durante observações realizadas no período de Estágio Supervisionado, fez-se o presente trabalho a partir de levantamento teórico e aplicação do teste de Discalculia em uma turma de 9° ano, para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Neste trabalho, também, serão abordadas leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.
id UFCG_eb73df68587cccab39c4a4ad9a92af8f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8101
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Descobrindo a discalculia.Discovering dyscalculia.Descubriendo la discalculia.Dificuldades de AprendizagemEducação MatemáticaDiscalculiaEducação InclusivaLearning DisabilitiesMathematics EducationDyscalculiaInclusive educationDificultades de aprendizajeEducación MatemáticaEducación inclusivaMatemáticaEste trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos de dificuldade de aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental, especialmente a Discalculia. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática durante observações realizadas no período de Estágio Supervisionado, fez-se o presente trabalho a partir de levantamento teórico e aplicação do teste de Discalculia em uma turma de 9° ano, para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Neste trabalho, também, serão abordadas leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.This work aims to identify possible cases of learning disability students of the final years of elementary school, especially Dyscalculia. This disorder interferes significantly with academic achievement or in day to day activities that require math skills. And by the difficulties encountered in elementary school II classrooms in Mathematics during observations in the supervised training period, there was this work from theoretical research and application of Dyscalculia test in a class of 9th year to understand and detect possible cases of Dyscalculia, a subject still little explored, which has harmed rather the mathematical development of students. In this work, too, they will be addressed laws that defend the right of inclusion of students with special needs. This study, through a survey about the detection of Dyscalculia, pointed out that it is considered one of the most responsible for the failure in mathematics, caused by a disturbance in the skills related to discipline, which may be moderated by helping specialized professionals, so search alert teachers and family in order to alleviate the problem by diversifying the educational exercise.Este trabajo tiene como objetivo identificar posibles casos de dificultades de aprendizaje de los estudiantes de los últimos años de la escuela primaria, especialmente la discalculia. Este trastorno interfiere significativamente con el rendimiento escolar o las actividades cotidianas que requieren habilidades matemáticas. Y a través de las dificultades encontradas en las aulas de la escuela primaria II en la disciplina de Matemáticas durante las observaciones realizadas durante el período de Práctica Supervisada, se realizó el presente trabajo a partir de un levantamiento teórico y aplicación del test de Discalculia en una clase de 9° año, para comprender y detectar posibles casos de discalculia, un tema que aún no ha sido abordado y que ha afectado mucho el desarrollo matemático de los estudiantes. En este trabajo también se abordarán las leyes que defienden el derecho de inclusión de los alumnos con necesidades especiales. El presente estudio, a través de una encuesta sobre la detección de la Discalculia, señaló que es considerada una de las mayores responsables del fracaso en Matemáticas, provocada por una perturbación en las habilidades relacionadas con la disciplina, que puede ser moderada con la ayuda de profesionales especializados, por lo que se busca alertar a docentes y familiares a fin de paliar el problema a través de la diversificación del ejercicio pedagógico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO, A. D. R.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210SILVA, Marciel Medeiros da.SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.2016-09-222019-10-15T15:16:26Z2019-10-152019-10-15T15:16:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101SILVA, Maria Marinalva de Oliveira. Descobrindo a discalculia. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:01:34Zoai:localhost:riufcg/8101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo a discalculia.
Discovering dyscalculia.
Descubriendo la discalculia.
title Descobrindo a discalculia.
spellingShingle Descobrindo a discalculia.
SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.
Dificuldades de Aprendizagem
Educação Matemática
Discalculia
Educação Inclusiva
Learning Disabilities
Mathematics Education
Dyscalculia
Inclusive education
Dificultades de aprendizaje
Educación Matemática
Educación inclusiva
Matemática
title_short Descobrindo a discalculia.
title_full Descobrindo a discalculia.
title_fullStr Descobrindo a discalculia.
title_full_unstemmed Descobrindo a discalculia.
title_sort Descobrindo a discalculia.
author SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.
author_facet SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO, A. D. R.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
SILVA, Marciel Medeiros da.
SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem
Educação Matemática
Discalculia
Educação Inclusiva
Learning Disabilities
Mathematics Education
Dyscalculia
Inclusive education
Dificultades de aprendizaje
Educación Matemática
Educación inclusiva
Matemática
topic Dificuldades de Aprendizagem
Educação Matemática
Discalculia
Educação Inclusiva
Learning Disabilities
Mathematics Education
Dyscalculia
Inclusive education
Dificultades de aprendizaje
Educación Matemática
Educación inclusiva
Matemática
description Este trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos de dificuldade de aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental, especialmente a Discalculia. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática durante observações realizadas no período de Estágio Supervisionado, fez-se o presente trabalho a partir de levantamento teórico e aplicação do teste de Discalculia em uma turma de 9° ano, para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Neste trabalho, também, serão abordadas leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22
2019-10-15T15:16:26Z
2019-10-15
2019-10-15T15:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101
SILVA, Maria Marinalva de Oliveira. Descobrindo a discalculia. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101
identifier_str_mv SILVA, Maria Marinalva de Oliveira. Descobrindo a discalculia. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744403428802560