Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Erlândia Marcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Sousa, Regina Maria, Cavalcante, Elizabeth de Araújo, Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge, Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de, Farias, Wanglêsio Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236
Resumo: O meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola.
id IFCE-1_240ba159a9efeb85549a68f9494f8964
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento BásicoO meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CapesVasconcelos, Erlândia Marciade Sousa, Regina MariaCavalcante, Elizabeth de AraújoBenevides, Jorgeana de Almeida JorgeAlmeida, Alisandra Cavalcante Fernandes deFarias, Wanglêsio Silveira de2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/123610.21439/conexoes.v12i1.1236Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2018); 45-542176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236/1167Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:46Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
title Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
spellingShingle Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
Vasconcelos, Erlândia Marcia
title_short Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
title_full Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
title_fullStr Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
title_full_unstemmed Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
title_sort Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
author Vasconcelos, Erlândia Marcia
author_facet Vasconcelos, Erlândia Marcia
de Sousa, Regina Maria
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge
Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de
Farias, Wanglêsio Silveira de
author_role author
author2 de Sousa, Regina Maria
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge
Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de
Farias, Wanglêsio Silveira de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Erlândia Marcia
de Sousa, Regina Maria
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge
Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de
Farias, Wanglêsio Silveira de
dc.subject.none.fl_str_mv

description O meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236
10.21439/conexoes.v12i1.1236
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i1.1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236/1167
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2018); 45-54
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110802722816