O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liotti, Luciane Cortiano, 1970-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65131
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Marília Torales Campos
id UFPR_a3b19b9ada4a7a693d2fc45151cbe9bd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65131
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Liotti, Luciane Cortiano, 1970-Campos, Marília Andrade Torales, 1968-Serantes Pazos, AraceliUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-01-10T12:34:44Z2020-01-10T12:34:44Z2019https://hdl.handle.net/1884/65131Orientadora: Prof.a Dr.a Marília Torales CamposCoorientadora: Prof.a Dr.a Araceli Serantes PazosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2019Inclui referências: p. 267-286Resumo: Esta pesquisa analisou em que medida o conhecimento escolar sobre Mudanças Climáticas abordado em Livros Didáticos de Biologia, Física, Química e Geografia, do PNLD/2015, recebidos por escolas do município de Curitiba/PR, podem contribuir para que os estudantes construam concepções científicosociais, econômicas e políticas sobre este fenômeno. Tal pesquisa se justifica frente aos encaminhamentos contidos nas diretrizes que orientam a Educação Básica e o reconhecimento que as Mudanças Climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade tem que enfrentar na contemporaneidade, sobretudo por retratar o caráter complexo do clima e firmada a importância do Livro Didático enquanto instrumento de transformação pedagógica no processo educativo. Adotou-se como procedimento metodológico o método qualitativo de análise documental para identificar os conhecimentos escolares contidos nos Livro Didático, os quais foram organizados e analisados com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2008). A organização dos dados possibilitou a construção de categorias analíticas acerca dos elementos textuais elementares, mas também e sobretudo, da frase, dos elementos iconográficos e das atividades presentes nesses livros, permitindo problematizar a dimensão social da linguagem relacionada às questões da autoridade e poder acerca da temática das Mudanças Climáticas. Os resultados da análise permitiram inferir que os Livros Didáticos analisados apresentam a temática das Mudanças Climáticas como um assunto acessório ao currículo, nos quais tanto os aspectos físicos do fenômeno, quanto os aspectos socioambientais são tratados de modo superficial contribuindo, portanto, para a descaracterização da relevância da discussão inerentes a esta temática. De modo geral os Livros Didáticos analisados demonstram certa dificuldade em articular com coerência e aprofundamento científico a temática das Mudanças Climáticas, pois apresentam um conhecimento escolar inconsistente ao nível médio de ensino que propicie aos estudantes avançarem com relação ao entendimento da complexidade do fenômeno e dos riscos inerentes a forma como o ser humano se relaciona com a Natureza. Concluiu-se, portanto, que apesar dos Livros Didáticos abordarem a temática Mudanças Climáticas, os textos desse material didático pouco contribuem para que os estudantes construam concepções científico-sociais, econômicas e políticas sobre este fenômeno, como sujeitos protagonistas de ações que os conduzissem a superação da crise socioambiental climática. Palavras-chave: Mudanças Climáticas. Livro Didático. Ensino Médio. Escola.Abstract: This research analyzed the extent to which the school knowledge on Climate Change addressed in PNLD / 2015 of Biology, Physics, Chemistry and Geography Textbooks, received by schools in Curitiba / PR, can contribute for students to construct scientific- social, economic and political conceptions about this phenomenon. Such research justifies itself given the policies contained in the guidelines orientation to the Basic Education. The acknowledgment that Climate Change is one of the biggest challenges facing humanity today, mainly because it portrays the complex climate nature, and the importance of the Textbook as an instrument of pedagogical transformation in the educational process, are of significant focus. The methodological procedure adopted the qualitative method of documental analysis to identify the school knowledge contained in the Textbooks. Data was organized and analyzed based on the Content Analysis proposed by Bardin (2008). The findings' organization allowed the construction of analytical categories of primary textual elements, precisely, the phrasing, the iconographic elements, and the activities encountered in those books. The social dimension of language related to the questions of authority and power about the Climate Change theme was problematized. The results of the analysis made it possible to infer that the textbooks analyzed present the Climate Change theme as an accessory subject to the curriculum. The physical aspects of the phenomenon and social-environmental aspects are treated superficially, contributing, therefore, to the decharacterization of the relevance inherent to discussions on this issue. In general, the textbooks analyzed show some difficulty in articulating the theme of climate change, with coherence and scientific deepening. The research points to the inconsistent school knowledge at the High School level that could allow students to advance in understanding the complexity of the phenomenon and the inherent risks in the way human beings relate to Nature. It was concluded, therefore, that although the Textbooks address the theme Climate Change, the texts in the didactic material bring little contribution for the students to construct scientific-social, economic and political conceptions about this phenomenon, as protagonists of actions that lead them to overcome the socio-environmental climate crisis. Keywords: Climate Change. Textbook. High school. School.322 p. : il. (algumas color.).application/pdfPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Livros didáticosEnsino médioMudanças climaticasEducaçãoO conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANE CORTIANO LIOTTI.pdfapplication/pdf104362183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65131/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANE%20CORTIANO%20LIOTTI.pdf97909507acd67a04e122f57a32da5078MD51open access1884/651312020-01-10 09:34:44.639open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65131Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-10T12:34:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
title O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
spellingShingle O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
Liotti, Luciane Cortiano, 1970-
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Livros didáticos
Ensino médio
Mudanças climaticas
Educação
title_short O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
title_full O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
title_fullStr O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
title_full_unstemmed O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
title_sort O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
author Liotti, Luciane Cortiano, 1970-
author_facet Liotti, Luciane Cortiano, 1970-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Campos, Marília Andrade Torales, 1968-
Serantes Pazos, Araceli
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Liotti, Luciane Cortiano, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Livros didáticos
Ensino médio
Mudanças climaticas
Educação
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Livros didáticos
Ensino médio
Mudanças climaticas
Educação
description Orientadora: Prof.a Dr.a Marília Torales Campos
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-10T12:34:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-10T12:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65131
url https://hdl.handle.net/1884/65131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 322 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65131/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANE%20CORTIANO%20LIOTTI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97909507acd67a04e122f57a32da5078
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860305208213504