USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2078 |
Resumo: | É cada vez mais evidente que o ensino tradicional é ineficaz para formar cidadãos com as competências e habilidades necessárias para o século XXI. Por outro lado, as metodologias ativas emergem como abordagens potencializadoras da autonomia dos estudantes, promovendo a comunicabilidade, a colaboratividade, a criticidade e a criatividade dos discentes. Entre a miríade de possibilidades disponíveis, a Instrução por Pares se destaca como uma das mais bem sucedidas metodologias ativas no ensino de ciências da natureza, notadamente em física. Contudo, existem poucos relatos na literatura com uso desta metodologia aplicada ao ensino de química, principalmente no Brasil. Deste modo, o presente trabalho objetivou promover uma experiência em sala de aula utilizando a Instrução por Pares, associada ao uso do aplicativo Plickers, em uma turma de segundo ano do ensino médio acerca do conteúdo “Destilação do Petróleo e Obtenção de Derivados”. Do ponto de vista qualitativo, a Instrução por Pares promoveu um maior engajamento da turma, bem como incrementou a colaboratividade e a comunicabilidade entre os estudantes. Do ponto de vista quantitativo, o uso da metodologia de Instrução por Pares na aula de química promoveu valores de ganho de Hake moderados ou altos, compatíveis ou superiores àqueles reportados na literatura para turmas de outras disciplinas. O sucesso da metodologia está provavelmente associado ao uso sinergético com a metodologia de Ensino sob Medida. Conclui-se que a Instrução por Pares possui resultados de ganho de aprendizagem satisfatórios no ensino de química, ainda no ensino médio. |
id |
IFCE-1_dc328391bc767b91b4a651c620924c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2078 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA(Multidisciplinar; Ensino; Ensino de Ciências)Metologias Ativas No Ensino de Química; Instrução por Pares; PlickersÉ cada vez mais evidente que o ensino tradicional é ineficaz para formar cidadãos com as competências e habilidades necessárias para o século XXI. Por outro lado, as metodologias ativas emergem como abordagens potencializadoras da autonomia dos estudantes, promovendo a comunicabilidade, a colaboratividade, a criticidade e a criatividade dos discentes. Entre a miríade de possibilidades disponíveis, a Instrução por Pares se destaca como uma das mais bem sucedidas metodologias ativas no ensino de ciências da natureza, notadamente em física. Contudo, existem poucos relatos na literatura com uso desta metodologia aplicada ao ensino de química, principalmente no Brasil. Deste modo, o presente trabalho objetivou promover uma experiência em sala de aula utilizando a Instrução por Pares, associada ao uso do aplicativo Plickers, em uma turma de segundo ano do ensino médio acerca do conteúdo “Destilação do Petróleo e Obtenção de Derivados”. Do ponto de vista qualitativo, a Instrução por Pares promoveu um maior engajamento da turma, bem como incrementou a colaboratividade e a comunicabilidade entre os estudantes. Do ponto de vista quantitativo, o uso da metodologia de Instrução por Pares na aula de química promoveu valores de ganho de Hake moderados ou altos, compatíveis ou superiores àqueles reportados na literatura para turmas de outras disciplinas. O sucesso da metodologia está provavelmente associado ao uso sinergético com a metodologia de Ensino sob Medida. Conclui-se que a Instrução por Pares possui resultados de ganho de aprendizagem satisfatórios no ensino de química, ainda no ensino médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)PIBIC/IFCEPereira, Walysson GomesNascimento, Rogério José Melodo Nascimento, Tássio Lessa2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Experiência com Resultados Quantitativosapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/207810.21439/conexoes.v15i0.2078Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e0210182176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2078/1563Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2078Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:51Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
title |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
spellingShingle |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA Pereira, Walysson Gomes (Multidisciplinar; Ensino; Ensino de Ciências) Metologias Ativas No Ensino de Química; Instrução por Pares; Plickers |
title_short |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
title_full |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
title_fullStr |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
title_sort |
USO DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES ASSISTIDA PELO APLICATIVO PLICKERS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA |
author |
Pereira, Walysson Gomes |
author_facet |
Pereira, Walysson Gomes Nascimento, Rogério José Melo do Nascimento, Tássio Lessa |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Rogério José Melo do Nascimento, Tássio Lessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBIC/IFCE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Walysson Gomes Nascimento, Rogério José Melo do Nascimento, Tássio Lessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(Multidisciplinar; Ensino; Ensino de Ciências) Metologias Ativas No Ensino de Química; Instrução por Pares; Plickers |
topic |
(Multidisciplinar; Ensino; Ensino de Ciências) Metologias Ativas No Ensino de Química; Instrução por Pares; Plickers |
description |
É cada vez mais evidente que o ensino tradicional é ineficaz para formar cidadãos com as competências e habilidades necessárias para o século XXI. Por outro lado, as metodologias ativas emergem como abordagens potencializadoras da autonomia dos estudantes, promovendo a comunicabilidade, a colaboratividade, a criticidade e a criatividade dos discentes. Entre a miríade de possibilidades disponíveis, a Instrução por Pares se destaca como uma das mais bem sucedidas metodologias ativas no ensino de ciências da natureza, notadamente em física. Contudo, existem poucos relatos na literatura com uso desta metodologia aplicada ao ensino de química, principalmente no Brasil. Deste modo, o presente trabalho objetivou promover uma experiência em sala de aula utilizando a Instrução por Pares, associada ao uso do aplicativo Plickers, em uma turma de segundo ano do ensino médio acerca do conteúdo “Destilação do Petróleo e Obtenção de Derivados”. Do ponto de vista qualitativo, a Instrução por Pares promoveu um maior engajamento da turma, bem como incrementou a colaboratividade e a comunicabilidade entre os estudantes. Do ponto de vista quantitativo, o uso da metodologia de Instrução por Pares na aula de química promoveu valores de ganho de Hake moderados ou altos, compatíveis ou superiores àqueles reportados na literatura para turmas de outras disciplinas. O sucesso da metodologia está provavelmente associado ao uso sinergético com a metodologia de Ensino sob Medida. Conclui-se que a Instrução por Pares possui resultados de ganho de aprendizagem satisfatórios no ensino de química, ainda no ensino médio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de Experiência com Resultados Quantitativos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2078 10.21439/conexoes.v15i0.2078 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2078 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2078/1563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021018 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112648216576 |