BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470 |
Resumo: | Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica. |
id |
IFCE-1_edd81e018f071c3a3ae928d9178fdbe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1470 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASBiotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores.Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/147010.21439/conexoes.v14i2.1470Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 2 (2020); 118-126Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 2 (2020); 118-126Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 2 (2020); 118-126Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 2 (2020); 118-126Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 2 (2020); 118-126Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 2 (2020); 118-1262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470/1450Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Raquel da SilvaGalieta, Tatiana2020-04-27T15:03:32Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1470Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-04-27T15:03:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Corrêa, Raquel da Silva Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores. |
title_short |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Corrêa, Raquel da Silva |
author_facet |
Corrêa, Raquel da Silva Galieta, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Galieta, Tatiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Raquel da Silva Galieta, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores. |
topic |
Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores. |
description |
Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470 10.21439/conexoes.v14i2.1470 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i2.1470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1470/1450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 2 (2020); 118-126 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 2 (2020); 118-126 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 2 (2020); 118-126 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 2 (2020); 118-126 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 2 (2020); 118-126 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 2 (2020); 118-126 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065708679168 |