Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR. |
id |
UCS-4_b21bcdad9aaba800e99331b85492d058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1704 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de CiênciasEnsino de Ciências nos anos iniciaisAlfabetização científica e tecnológicaCiência, Tecnologia e SociedadeFormação continuada de professores.O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/170410.26843/rencima.v11i4.1704Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 169-1902179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704/1288https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Rosemari Monteiro Castilho FoggiattoFabri, Fabiane2023-04-21T21:13:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1704Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:13:33Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
title |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
spellingShingle |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Ensino de Ciências nos anos iniciais Alfabetização científica e tecnológica Ciência, Tecnologia e Sociedade Formação continuada de professores. |
title_short |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
title_full |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
title_fullStr |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
title_sort |
Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências |
author |
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
author_facet |
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Fabri, Fabiane |
author_role |
author |
author2 |
Fabri, Fabiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Fabri, Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências nos anos iniciais Alfabetização científica e tecnológica Ciência, Tecnologia e Sociedade Formação continuada de professores. |
topic |
Ensino de Ciências nos anos iniciais Alfabetização científica e tecnológica Ciência, Tecnologia e Sociedade Formação continuada de professores. |
description |
O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704 10.26843/rencima.v11i4.1704 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.1704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704/1288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 169-190 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130634047488 |