Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fabri, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR.
id UCS-4_b21bcdad9aaba800e99331b85492d058
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1704
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de CiênciasEnsino de Ciências nos anos iniciaisAlfabetização científica e tecnológicaCiência, Tecnologia e SociedadeFormação continuada de professores.O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/170410.26843/rencima.v11i4.1704Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 169-1902179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704/1288https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Rosemari Monteiro Castilho FoggiattoFabri, Fabiane2023-04-21T21:13:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1704Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:13:33Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
title Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
spellingShingle Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Ensino de Ciências nos anos iniciais
Alfabetização científica e tecnológica
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Formação continuada de professores.
title_short Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
title_full Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
title_fullStr Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
title_sort Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências
author Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
author_facet Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Fabri, Fabiane
author_role author
author2 Fabri, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Fabri, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências nos anos iniciais
Alfabetização científica e tecnológica
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Formação continuada de professores.
topic Ensino de Ciências nos anos iniciais
Alfabetização científica e tecnológica
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Formação continuada de professores.
description O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704
10.26843/rencima.v11i4.1704
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1704/1288
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 169-190
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130634047488