ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Barbosa, Xênia de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira Bezerra, Ruth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550
Resumo: Este texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFRO
id IFES-1_1d72451417983172a10609a707c5bc92
oai_identifier_str oai::article/550
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMAEste texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFROEDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/55010.36524/profept.v4i1.550Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 169-1982594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550/447Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro Barbosa, Xênia deFerreira Bezerra, Ruth 2020-04-07T17:19:57Zoai::article/550Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.399907Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
title ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
spellingShingle ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
Castro Barbosa, Xênia de
title_short ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
title_full ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
title_fullStr ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
title_full_unstemmed ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
title_sort ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
author Castro Barbosa, Xênia de
author_facet Castro Barbosa, Xênia de
Ferreira Bezerra, Ruth
author_role author
author2 Ferreira Bezerra, Ruth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Barbosa, Xênia de
Ferreira Bezerra, Ruth
description Este texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFRO
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550
10.36524/profept.v4i1.550
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i1.550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550/447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 169-198
2594-4827
10.36524/profept.v4i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029412147200