ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550 |
Resumo: | Este texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFRO |
id |
IFES-1_1d72451417983172a10609a707c5bc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/550 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMAEste texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFROEDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/55010.36524/profept.v4i1.550Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 169-1982594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550/447Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro Barbosa, Xênia deFerreira Bezerra, Ruth 2020-04-07T17:19:57Zoai::article/550Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.399907Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
title |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
spellingShingle |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA Castro Barbosa, Xênia de |
title_short |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
title_full |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
title_fullStr |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
title_full_unstemmed |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
title_sort |
ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
author |
Castro Barbosa, Xênia de |
author_facet |
Castro Barbosa, Xênia de Ferreira Bezerra, Ruth |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Bezerra, Ruth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro Barbosa, Xênia de Ferreira Bezerra, Ruth |
description |
Este texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFRO |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550 10.36524/profept.v4i1.550 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i1.550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/550/447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 169-198 2594-4827 10.36524/profept.v4i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029412147200 |