DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089 |
Resumo: | Este artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS. |
id |
IFES-1_2cdd9bb458f512a501ac4805495213ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1089 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLARSequências didáticasLiteratura infantilEnfoque CTSEste artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108910.36524/dect.v8i02.1089Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 02 (2018): 2018 - 022236-215010.36524/dect.v8i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089/662Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Oliveira, Denise Ana AugustaCardoso Messeder, Jorge2021-03-03T20:20:55Zoai::article/1089Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.714809Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
title |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
spellingShingle |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta Sequências didáticas Literatura infantil Enfoque CTS |
title_short |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
title_full |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
title_fullStr |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
title_sort |
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR |
author |
dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta |
author_facet |
dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta Cardoso Messeder, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso Messeder, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta Cardoso Messeder, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequências didáticas Literatura infantil Enfoque CTS |
topic |
Sequências didáticas Literatura infantil Enfoque CTS |
description |
Este artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089 10.36524/dect.v8i02.1089 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i02.1089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089/662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 02 (2018): 2018 - 02 2236-2150 10.36524/dect.v8i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028830187520 |