METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo da Silva Bispo Andrade, Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bozi Ferrete, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/451
Resumo: Este artigo versa sobre a importância das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e como ela pode alterar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Nessa abordagem de ensino, também conhecida como Flipped Classroom o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, transformando outros espaços físicos em lugares de conhecimento, incluindo as plataformas virtuais. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual fizemos a articulação das ideias a partir de autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula, como Moran (1995, 2007, 2013, 2015), Bacich (2015, 2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014). Tratando de bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, autores como Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010) e Ramos (2005, 2010, 2017). Teóricos como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), também enriquecem o trabalho por apontarem na direção de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. A busca por instrumentos educacionais eficientes, os quais objetivam introduzir dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na transmissão de conhecimento, enfatiza a importância das metodologias ativas no mundo moderno, e baseando-se nessa premissa, propomos esse artigo. Através desse trabalho, estudamos a influência das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e como o processo de ensino-aprendizagem pode ser modificado a partir delas.
id IFES-1_496396748348b7b2c6164700c1437b42
oai_identifier_str oai::article/451
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativaEducação Profissional e TecnológicaMetodologia ativaSala de aula invertidaEste artigo versa sobre a importância das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e como ela pode alterar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Nessa abordagem de ensino, também conhecida como Flipped Classroom o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, transformando outros espaços físicos em lugares de conhecimento, incluindo as plataformas virtuais. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual fizemos a articulação das ideias a partir de autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula, como Moran (1995, 2007, 2013, 2015), Bacich (2015, 2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014). Tratando de bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, autores como Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010) e Ramos (2005, 2010, 2017). Teóricos como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), também enriquecem o trabalho por apontarem na direção de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. A busca por instrumentos educacionais eficientes, os quais objetivam introduzir dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na transmissão de conhecimento, enfatiza a importância das metodologias ativas no mundo moderno, e baseando-se nessa premissa, propomos esse artigo. Através desse trabalho, estudamos a influência das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e como o processo de ensino-aprendizagem pode ser modificado a partir delas.EDIFES2019-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/45110.36524/profept.v3i2.451Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 2 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 86-982594-482710.36524/profept.v3i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/451/398Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGustavo da Silva Bispo Andrade, Luiz Bozi Ferrete, Rodrigo2020-01-06T12:54:42Zoai::article/451Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.391066Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
title METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
Gustavo da Silva Bispo Andrade, Luiz
Educação Profissional e Tecnológica
Metodologia ativa
Sala de aula invertida
title_short METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
title_full METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa
author Gustavo da Silva Bispo Andrade, Luiz
author_facet Gustavo da Silva Bispo Andrade, Luiz
Bozi Ferrete, Rodrigo
author_role author
author2 Bozi Ferrete, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo da Silva Bispo Andrade, Luiz
Bozi Ferrete, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Metodologia ativa
Sala de aula invertida
topic Educação Profissional e Tecnológica
Metodologia ativa
Sala de aula invertida
description Este artigo versa sobre a importância das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e como ela pode alterar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Nessa abordagem de ensino, também conhecida como Flipped Classroom o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, transformando outros espaços físicos em lugares de conhecimento, incluindo as plataformas virtuais. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual fizemos a articulação das ideias a partir de autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula, como Moran (1995, 2007, 2013, 2015), Bacich (2015, 2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014). Tratando de bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, autores como Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010) e Ramos (2005, 2010, 2017). Teóricos como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), também enriquecem o trabalho por apontarem na direção de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. A busca por instrumentos educacionais eficientes, os quais objetivam introduzir dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na transmissão de conhecimento, enfatiza a importância das metodologias ativas no mundo moderno, e baseando-se nessa premissa, propomos esse artigo. Através desse trabalho, estudamos a influência das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e como o processo de ensino-aprendizagem pode ser modificado a partir delas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/451
10.36524/profept.v3i2.451
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/451
identifier_str_mv 10.36524/profept.v3i2.451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/451/398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 2 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 86-98
2594-4827
10.36524/profept.v3i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029381738496