CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica. |
id |
IFES-1_5d2be935ac3f49db3f3034ea2ebf33fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/211 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIASPibidFormação inicial de professoresProfessores de ciências naturaisO objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/21110.36524/dect.v7i03.211Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 152-1862236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211/206Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes da Costa Gonçalves, EmersonWaltz Comarú, Michele2019-10-18T16:39:00Zoai::article/211Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.718113Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Nunes da Costa Gonçalves, Emerson Pibid Formação inicial de professores Professores de ciências naturais |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
author |
Nunes da Costa Gonçalves, Emerson |
author_facet |
Nunes da Costa Gonçalves, Emerson Waltz Comarú, Michele |
author_role |
author |
author2 |
Waltz Comarú, Michele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes da Costa Gonçalves, Emerson Waltz Comarú, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid Formação inicial de professores Professores de ciências naturais |
topic |
Pibid Formação inicial de professores Professores de ciências naturais |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211 10.36524/dect.v7i03.211 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i03.211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211/206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 152-186 2236-2150 10.36524/dect.v7i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028230402048 |