CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes da Costa Gonçalves, Emerson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Waltz Comarú, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica.
id IFES-1_5d2be935ac3f49db3f3034ea2ebf33fa
oai_identifier_str oai::article/211
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIASPibidFormação inicial de professoresProfessores de ciências naturaisO objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/21110.36524/dect.v7i03.211Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 152-1862236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211/206Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes da Costa Gonçalves, EmersonWaltz Comarú, Michele2019-10-18T16:39:00Zoai::article/211Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.718113Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Nunes da Costa Gonçalves, Emerson
Pibid
Formação inicial de professores
Professores de ciências naturais
title_short CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
author Nunes da Costa Gonçalves, Emerson
author_facet Nunes da Costa Gonçalves, Emerson
Waltz Comarú, Michele
author_role author
author2 Waltz Comarú, Michele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes da Costa Gonçalves, Emerson
Waltz Comarú, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
Formação inicial de professores
Professores de ciências naturais
topic Pibid
Formação inicial de professores
Professores de ciências naturais
description O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211
10.36524/dect.v7i03.211
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i03.211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/211/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 152-186
2236-2150
10.36524/dect.v7i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028230402048