“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453 |
Resumo: | Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011). |
id |
IFES-1_8097cdf2713e9509bf54e70bf6fd283d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1453 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.Sistema digestórioSequência didáticaEducação não formalEducação formalAlfabetização científicaEste artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).EDIFES2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/145310.36524/saladeaula.v11i1.1453Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 132316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453/1021Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRegiani Almeida, GiseleVillar Amado, Manuella Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1453Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.697719Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
title |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
spellingShingle |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. Regiani Almeida, Gisele Sistema digestório Sequência didática Educação não formal Educação formal Alfabetização científica |
title_short |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
title_full |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
title_fullStr |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
title_full_unstemmed |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
title_sort |
“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY. |
author |
Regiani Almeida, Gisele |
author_facet |
Regiani Almeida, Gisele Villar Amado, Manuella Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Villar Amado, Manuella Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regiani Almeida, Gisele Villar Amado, Manuella Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema digestório Sequência didática Educação não formal Educação formal Alfabetização científica |
topic |
Sistema digestório Sequência didática Educação não formal Educação formal Alfabetização científica |
description |
Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453 10.36524/saladeaula.v11i1.1453 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i1.1453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453/1021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 13 2316-7297 10.36524/saladeaula.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027027685376 |