PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40 |
Resumo: | A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, produzida a partir da observação do cotidiano da sala de aula, objetivou estudar o ensino de Matemática Crítica e os saberes docentes no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos - PROEJA e do Projeto Integrador. A expectativa gerada em torno da pesquisa foi no sentido de construir um novo olhar para a formação do professor que atua no Proeja do Ifes - Campus Vitória do Estado do Espírito Santo, a partir de uma reflexão sobre suas práticas e os saberes por eles disponibilizados , tendo como referência as aulas de Matemática e de Projeto Integrador, numa perspectiva crítica. |
id |
IFES-1_989df2321c63dd34dcb6b6a50c006ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/40 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADORMatemática críticaSaberes docentesProejaProjeto integradorA pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, produzida a partir da observação do cotidiano da sala de aula, objetivou estudar o ensino de Matemática Crítica e os saberes docentes no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos - PROEJA e do Projeto Integrador. A expectativa gerada em torno da pesquisa foi no sentido de construir um novo olhar para a formação do professor que atua no Proeja do Ifes - Campus Vitória do Estado do Espírito Santo, a partir de uma reflexão sobre suas práticas e os saberes por eles disponibilizados , tendo como referência as aulas de Matemática e de Projeto Integrador, numa perspectiva crítica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4010.36524/dect.v2i02.40Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 94-1022236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40/34Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Glória Medici de Oliveira, Maria Vilela Paiva, Maria Auxiliadora2019-10-17T21:39:11Zoai::article/40Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.081469Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
title |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
spellingShingle |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR da Glória Medici de Oliveira, Maria Matemática crítica Saberes docentes Proeja Projeto integrador |
title_short |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
title_full |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
title_fullStr |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
title_full_unstemmed |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
title_sort |
PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR |
author |
da Glória Medici de Oliveira, Maria |
author_facet |
da Glória Medici de Oliveira, Maria Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Glória Medici de Oliveira, Maria Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática crítica Saberes docentes Proeja Projeto integrador |
topic |
Matemática crítica Saberes docentes Proeja Projeto integrador |
description |
A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, produzida a partir da observação do cotidiano da sala de aula, objetivou estudar o ensino de Matemática Crítica e os saberes docentes no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos - PROEJA e do Projeto Integrador. A expectativa gerada em torno da pesquisa foi no sentido de construir um novo olhar para a formação do professor que atua no Proeja do Ifes - Campus Vitória do Estado do Espírito Santo, a partir de uma reflexão sobre suas práticas e os saberes por eles disponibilizados , tendo como referência as aulas de Matemática e de Projeto Integrador, numa perspectiva crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40 10.36524/dect.v2i02.40 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40/34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 94-102 2236-2150 10.36524/dect.v2i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027473330176 |