PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Glória Medici de Oliveira, Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40
Resumo: A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, produzida a partir da observação do cotidiano da sala de aula, objetivou estudar o ensino de Matemática Crítica e os saberes docentes no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos - PROEJA e do Projeto Integrador. A expectativa gerada em torno da pesquisa foi no sentido de construir um novo olhar para a formação do professor que atua no Proeja do Ifes - Campus Vitória do Estado do Espírito Santo, a partir de uma reflexão sobre suas práticas e os saberes por eles disponibilizados , tendo como referência as aulas de Matemática e de Projeto Integrador, numa perspectiva crítica.
id IFES-1_989df2321c63dd34dcb6b6a50c006ee3
oai_identifier_str oai::article/40
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADORMatemática críticaSaberes docentesProejaProjeto integradorA pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, produzida a partir da observação do cotidiano da sala de aula, objetivou estudar o ensino de Matemática Crítica e os saberes docentes no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos - PROEJA e do Projeto Integrador. A expectativa gerada em torno da pesquisa foi no sentido de construir um novo olhar para a formação do professor que atua no Proeja do Ifes - Campus Vitória do Estado do Espírito Santo, a partir de uma reflexão sobre suas práticas e os saberes por eles disponibilizados , tendo como referência as aulas de Matemática e de Projeto Integrador, numa perspectiva crítica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4010.36524/dect.v2i02.40Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 94-1022236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40/34Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Glória Medici de Oliveira, Maria Vilela Paiva, Maria Auxiliadora2019-10-17T21:39:11Zoai::article/40Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.081469Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
title PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
spellingShingle PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
da Glória Medici de Oliveira, Maria
Matemática crítica
Saberes docentes
Proeja
Projeto integrador
title_short PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
title_full PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
title_fullStr PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
title_full_unstemmed PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
title_sort PROEJA: A MATEMÁTICA CRÍTICA, OS SABERES DOCENTES PELO VIÉS DO PROJETO INTEGRADOR
author da Glória Medici de Oliveira, Maria
author_facet da Glória Medici de Oliveira, Maria
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Glória Medici de Oliveira, Maria
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática crítica
Saberes docentes
Proeja
Projeto integrador
topic Matemática crítica
Saberes docentes
Proeja
Projeto integrador
description A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, produzida a partir da observação do cotidiano da sala de aula, objetivou estudar o ensino de Matemática Crítica e os saberes docentes no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos - PROEJA e do Projeto Integrador. A expectativa gerada em torno da pesquisa foi no sentido de construir um novo olhar para a formação do professor que atua no Proeja do Ifes - Campus Vitória do Estado do Espírito Santo, a partir de uma reflexão sobre suas práticas e os saberes por eles disponibilizados , tendo como referência as aulas de Matemática e de Projeto Integrador, numa perspectiva crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40
10.36524/dect.v2i02.40
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/40/34
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 94-102
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027473330176