APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506 |
Resumo: | Esta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho. |
id |
IFES-1_e3a1271f6c5b4679d5a64468dc8330f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/506 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁEmpreendedorismoPerfil EmpreendedorPotencial EmpreendedorIntenção EmpreendedoraEducação ProfissionalEsta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/50610.36524/profept.v4i3.506Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 167-1932594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506/635Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira da Silva, Clayton RobsonVieira Castro Oliveira, LaísSilva Costa, Eva MariaGomes Bezerra, Francisco AdrianoSilveira Fontenele, Raimundo Eduardo2021-02-10T21:36:37Zoai::article/506Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.811211Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
title |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
spellingShingle |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ Moreira da Silva, Clayton Robson Empreendedorismo Perfil Empreendedor Potencial Empreendedor Intenção Empreendedora Educação Profissional |
title_short |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
title_full |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
title_fullStr |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
title_full_unstemmed |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
title_sort |
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ |
author |
Moreira da Silva, Clayton Robson |
author_facet |
Moreira da Silva, Clayton Robson Vieira Castro Oliveira, Laís Silva Costa, Eva Maria Gomes Bezerra, Francisco Adriano Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Castro Oliveira, Laís Silva Costa, Eva Maria Gomes Bezerra, Francisco Adriano Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira da Silva, Clayton Robson Vieira Castro Oliveira, Laís Silva Costa, Eva Maria Gomes Bezerra, Francisco Adriano Silveira Fontenele, Raimundo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Perfil Empreendedor Potencial Empreendedor Intenção Empreendedora Educação Profissional |
topic |
Empreendedorismo Perfil Empreendedor Potencial Empreendedor Intenção Empreendedora Educação Profissional |
description |
Esta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506 10.36524/profept.v4i3.506 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/506/635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 167-193 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029395369984 |