SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ibanes Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443
Resumo: A sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagempedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem comoobjetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógicaconhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas daaplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionaros estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveramresultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunosque participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação ametodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamenteaplicável para alunos do ensino médio.
id IFES-1_f8f395383839a19a399e039497387a48
oai_identifier_str oai::article/1443
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAA sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagempedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem comoobjetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógicaconhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas daaplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionaros estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveramresultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunosque participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação ametodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamenteaplicável para alunos do ensino médio.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 032236-215010.36524/dect.v8i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443/836Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Ibanes Alves 2021-10-13T19:44:41Zoai::article/1443Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.605313Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
spellingShingle SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Castro, Ibanes Alves
title_short SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_fullStr SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full_unstemmed SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_sort SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
author Castro, Ibanes Alves
author_facet Castro, Ibanes Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ibanes Alves
description A sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagempedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem comoobjetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógicaconhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas daaplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionaros estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveramresultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunosque participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação ametodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamenteaplicável para alunos do ensino médio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443/836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 03
2236-2150
10.36524/dect.v8i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028937142272