SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443 |
Resumo: | A sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagempedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem comoobjetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógicaconhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas daaplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionaros estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveramresultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunosque participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação ametodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamenteaplicável para alunos do ensino médio. |
id |
IFES-1_f8f395383839a19a399e039497387a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1443 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAA sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagempedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem comoobjetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógicaconhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas daaplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionaros estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveramresultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunosque participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação ametodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamenteaplicável para alunos do ensino médio.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 032236-215010.36524/dect.v8i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443/836Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Ibanes Alves 2021-10-13T19:44:41Zoai::article/1443Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.605313Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
spellingShingle |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Castro, Ibanes Alves |
title_short |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_fullStr |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_sort |
SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
author |
Castro, Ibanes Alves |
author_facet |
Castro, Ibanes Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ibanes Alves |
description |
A sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagempedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem comoobjetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógicaconhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas daaplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionaros estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveramresultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunosque participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação ametodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamenteaplicável para alunos do ensino médio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1443/836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 03 2236-2150 10.36524/dect.v8i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028937142272 |