Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Silva, Maria Clara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Aquino, Lucélio Dantas, de Almeida Sales, Ednny Kelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6215
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo investigar como estão sendo utilizadas as estratégias e quais os recursos digitais usados para aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) em aulas de línguas no ensino básico. Para a obtenção dos resultados buscamos produções científicas completas em formato de artigo, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, produzidas entre 2016 a 2021 em repositórios digitais, a saber: no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Eric, Redalyc, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Microsoft Academic e Google Academic. Para a busca refinada, utilizamos os descritores em língua portuguesa, em língua inglesa e em língua espanhola. A partir dos descritores, obtivemos um total de 113 trabalhos que passaram pelo refinamento, com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos em nosso protocolo. Com isso, foram encontrados e analisados 09 trabalhos, o que evidencia ainda pouco estudo acerca da aplicação da metodologia SAI no ensino de línguas no ensino básico.
id IFRS-3_8bc4030446638db920ab00874bb94a63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6215
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básicoEste trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo investigar como estão sendo utilizadas as estratégias e quais os recursos digitais usados para aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) em aulas de línguas no ensino básico. Para a obtenção dos resultados buscamos produções científicas completas em formato de artigo, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, produzidas entre 2016 a 2021 em repositórios digitais, a saber: no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Eric, Redalyc, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Microsoft Academic e Google Academic. Para a busca refinada, utilizamos os descritores em língua portuguesa, em língua inglesa e em língua espanhola. A partir dos descritores, obtivemos um total de 113 trabalhos que passaram pelo refinamento, com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos em nosso protocolo. Com isso, foram encontrados e analisados 09 trabalhos, o que evidencia ainda pouco estudo acerca da aplicação da metodologia SAI no ensino de línguas no ensino básico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/621510.35819/linguatec.v7.n2.6215LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 36-552525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6215/3241Copyright (c) 2022 Maria Clara Medeiros Silva, Lucélio Dantas de Aquino, Ednny Kelly de Almeida Saleshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Silva, Maria Clarade Aquino, Lucélio Dantasde Almeida Sales, Ednny Kelly2022-11-20T14:25:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6215Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:03LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
title Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
spellingShingle Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
Medeiros Silva, Maria Clara
title_short Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
title_full Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
title_fullStr Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
title_full_unstemmed Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
title_sort Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
author Medeiros Silva, Maria Clara
author_facet Medeiros Silva, Maria Clara
de Aquino, Lucélio Dantas
de Almeida Sales, Ednny Kelly
author_role author
author2 de Aquino, Lucélio Dantas
de Almeida Sales, Ednny Kelly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Silva, Maria Clara
de Aquino, Lucélio Dantas
de Almeida Sales, Ednny Kelly
description Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo investigar como estão sendo utilizadas as estratégias e quais os recursos digitais usados para aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) em aulas de línguas no ensino básico. Para a obtenção dos resultados buscamos produções científicas completas em formato de artigo, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, produzidas entre 2016 a 2021 em repositórios digitais, a saber: no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Eric, Redalyc, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Microsoft Academic e Google Academic. Para a busca refinada, utilizamos os descritores em língua portuguesa, em língua inglesa e em língua espanhola. A partir dos descritores, obtivemos um total de 113 trabalhos que passaram pelo refinamento, com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos em nosso protocolo. Com isso, foram encontrados e analisados 09 trabalhos, o que evidencia ainda pouco estudo acerca da aplicação da metodologia SAI no ensino de línguas no ensino básico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6215
10.35819/linguatec.v7.n2.6215
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6215
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n2.6215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6215/3241
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 36-55
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010824081408