O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Grazielle Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Costa Soares, Joceline Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588
Resumo: A prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.  Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estagio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus, no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica, A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Funções Orgânicas nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projeto educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa.
id IFGO-1_dd1485c81718b72be679870eb022dbc5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/588
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentosEnsino de Químicaestágio supervisionadoprojeto educativoA prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.  Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estagio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus, no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica, A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Funções Orgânicas nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projeto educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/58810.33837/msj.v1i13.588Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 15-19Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 15-192359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588/483Copyright (c) 2018 Grazielle Alves dos Santos, Joceline Maria da Costa Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Grazielle Alvesda Costa Soares, Joceline Maria2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/588Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
title O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
spellingShingle O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
dos Santos, Grazielle Alves
Ensino de Química
estágio supervisionado
projeto educativo
title_short O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
title_full O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
title_fullStr O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
title_full_unstemmed O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
title_sort O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
author dos Santos, Grazielle Alves
author_facet dos Santos, Grazielle Alves
da Costa Soares, Joceline Maria
author_role author
author2 da Costa Soares, Joceline Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Grazielle Alves
da Costa Soares, Joceline Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
estágio supervisionado
projeto educativo
topic Ensino de Química
estágio supervisionado
projeto educativo
description A prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.  Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estagio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus, no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica, A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Funções Orgânicas nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projeto educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588
10.33837/msj.v1i13.588
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i13.588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588/483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Grazielle Alves dos Santos, Joceline Maria da Costa Soares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Grazielle Alves dos Santos, Joceline Maria da Costa Soares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 15-19
Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 15-19
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176124833792