O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588 |
Resumo: | A prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estagio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus, no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica, A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Funções Orgânicas nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projeto educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa. |
id |
IFGO-1_dd1485c81718b72be679870eb022dbc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/588 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentosEnsino de Químicaestágio supervisionadoprojeto educativoA prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estagio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus, no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica, A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Funções Orgânicas nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projeto educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/58810.33837/msj.v1i13.588Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 15-19Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 15-192359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588/483Copyright (c) 2018 Grazielle Alves dos Santos, Joceline Maria da Costa Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Grazielle Alvesda Costa Soares, Joceline Maria2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/588Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
title |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
spellingShingle |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos dos Santos, Grazielle Alves Ensino de Química estágio supervisionado projeto educativo |
title_short |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
title_full |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
title_fullStr |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
title_sort |
O Ensino de Química por meio de um projeto educativo intitulado: a identificação de compostos orgânicos nos medicamentos |
author |
dos Santos, Grazielle Alves |
author_facet |
dos Santos, Grazielle Alves da Costa Soares, Joceline Maria |
author_role |
author |
author2 |
da Costa Soares, Joceline Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Grazielle Alves da Costa Soares, Joceline Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química estágio supervisionado projeto educativo |
topic |
Ensino de Química estágio supervisionado projeto educativo |
description |
A prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estagio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus, no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica, A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Funções Orgânicas nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projeto educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588 10.33837/msj.v1i13.588 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i13.588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/588/483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Grazielle Alves dos Santos, Joceline Maria da Costa Soares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Grazielle Alves dos Santos, Joceline Maria da Costa Soares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 15-19 Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 15-19 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176124833792 |