Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: NEVES, Miranilde Oliveira
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349
Resumo: O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira.
id IFPA-1_b4f43c4cc4f3300a2eeba75e04edaa94
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/349
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campoEducação básica – diversidadeProfessor – formaçãoInclusãoFormação docenteEscola do campoEstudante - surdoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáBrazil PublishingBrasilMENEZES, Graziela Ninck DiasNUNEZ, Joana Maria LeôncioMAGALHÃES, Claudia do Socorro AzevedoNEVES, Miranilde Oliveira2022-10-19T13:19:30Z2022-10-19T13:19:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartMAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:.9786558614883https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349porDocência em contextos de diversidadeColetânea Profissão Docente na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPA2023-06-26T23:55:35Zoai:10.0.2.15:prefix/349Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-26T23:55:35Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
title Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
spellingShingle Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
Educação básica – diversidade
Professor – formação
Inclusão
Formação docente
Escola do campo
Estudante - surdo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
title_full Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
title_fullStr Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
title_full_unstemmed Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
title_sort Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
author MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
author_facet MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
NEVES, Miranilde Oliveira
author_role author
author2 NEVES, Miranilde Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENEZES, Graziela Ninck Dias
NUNEZ, Joana Maria Leôncio
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
NEVES, Miranilde Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica – diversidade
Professor – formação
Inclusão
Formação docente
Escola do campo
Estudante - surdo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação básica – diversidade
Professor – formação
Inclusão
Formação docente
Escola do campo
Estudante - surdo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-19T13:19:30Z
2022-10-19T13:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:.
9786558614883
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349
identifier_str_mv MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:.
9786558614883
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Docência em contextos de diversidade
Coletânea Profissão Docente na Educação Básica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazil Publishing
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brazil Publishing
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688715096064